Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Copa do Mundo 2022: quais as principais fraudes e como se proteger

Por| 28 de Novembro de 2022 às 18h20

Link copiado!

Pixabay/Pexels
Pixabay/Pexels

Os grandes eventos são sempre um chamariz para os cibercriminosos, que aproveitam a popularidade e a intensidade de notícias para pegar as vítimas distraídas. A Copa do Mundo FIFA Catar 2022 não deixa de ser diferente, por isso, é bom ficar de olho nas principais práticas dos bandidos e as melhores formas de se proteger.

Segundo dados oficiai da FIFA, a Copa do Mundo da Rússia em 2018 foi visto por quase 3,6 bilhões de pessoas — somente a final foi assistida por mais de 1 bilhão. E a audiência no Catar deve alcançar números semelhantes ou superiores.

E todo esse público pode ser considerado vítimas em potencial dos bandidos. Abaixo, estão os principais golpes e fraudes que devem ser aplicados pelos bandidos durante o evento:

Continua após a publicidade

Golpe das figurinhas da Copa do Mundo

Neste caso, o evento nem mesmo havia começado e já haviam relatos de bandidos distribuindo uma falsa mensagem de promoção via WhatsApp. A promessa era de um livro ilustrado com 40 pacotes de cromos para os usuários, em troca de cadastros e compartilhamentos. Como sempre, há um senso de urgência que pode convencer muita gente, principalmente porque o tipo de texto e layout das páginas se parecem bastante com o site oficial da Panini, empresa que realmente comercializa os produtos.

Envenenamento de SEO

Como as principais buscas durante as semanas do torneio serão sobre partidas, resultados e notícias, os bandidos aproveitam para utilizar uma técnica já bem conhecida: ao “envenenar” o mecanismo de otimização de buscas (ou SEO), suas páginas maliciosas conseguem aparecem temporariamente nos primeiros resultados. Isso dá uma falsa sensação de credibilidade, que acaba arrastando muitas vítimas para sites com malwares.

Continua após a publicidade

Desinformação em redes sociais

Como sabemos, as redes sociais são amplamente utilizadas em eventos esportivos de grande porte, e o mesmo deve acontecer com a Copa do Mundo deste ano. Por isso, são esperadas muitas campanhas maliciosas em todas as plataformas, do TikTok ao Facebook.

Golpes de bolão

Quem não gosta de fazer uma “fézinha” durante a Copa do Mundo, não? O problema é quando os cibercriminosos estão por trás da organização de bolões, especialmente com “oportunidades imperdíveis” em prêmios. Tem muito bolão legítimo sendo divulgado por aí, mas os bandidos se aproveitam justamente disso para tirar vantagem das vítimas.

Continua após a publicidade

Golpes de ingressos

Bem, esse tipo de golpe não se resume a Copa do Mundo e nem a eventos de porte tão grande, mas costuma voltar com força total em acontecimentos tão populares. Com medo de perder oportunidades, as vítimas costumam ser convencidas pelos bandidos, que fazem de tudo para que o sendo de urgência e a “oportunidade única” se concretize em um crime.

Phishing e malware

Mensagens via anúncios ou e-mail usando notícias sobre a Copa do Mundo já estão infestando os correios e celulares de milhares de pessoas, com textos que incitam a clicar em links ou baixar e executar arquivos. O objetivo dos bandidos é roubar credenciais ou infectar dispositivos.

Continua após a publicidade

Como se proteger dos principais golpes na Copa do Mundo 2022

Bem, vale destacar que nenhum ingresso é vendido fora dos ambientes virtuais da FIFA, portanto o Golpe dos Ingressos já vem com uma cautela que vale para todos os outros: pesquisa bem antes de enviar qualquer dinheiro ou fechar qualquer transação. O pessoa da firma de segurança Avast enumerou outras dicas importantes:

  • Sempre busque sites e lojas de apps oficiais ao baixar programas e atualizações. Evite ao máximo os aplicativos de terceiros, já que isso pode colocar os celulares e máquinas sob risco de infecção de malwares capazes de controlar e acessar dados;
  • Não clique em links suspeitos, como os enviados por desconhecidos, referentes a compras, por exemplo, que você não fez; relacionados a contas que você não possui, ou links que não correspondem ao serviço mencionado nas mensagens;
  • Habilite a autenticação de dois fatores sempre que possível, para adicionar uma camada extra de proteção ao seu dispositivo;
  • Tenha sempre senhas fortes e exclusivas ao criar uma conta online, ou melhor, use um gerenciador de senhas para cuidar disso para você;
  • Use um antivírus ou software de segurança confiável, para aumentar a proteção contínua contra ameaças ou ataques online, a partir de detecção e interrupção da ação de softwares mal-intencionados nos dispositivos.