Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova atualização do Windows Server corrige falha de autenticação do sistema

Por| Editado por Claudio Yuge | 15 de Novembro de 2021 às 18h15

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

Novidade importante para os usuários do Windows Server. A Microsoft lançou uma atualização fora de banda para algumas versões de seu sistema operacional de servidores, que causava falhas de autenticação relacionadas ao protocolo Kerberos, impactando Controladores de Domínio.

Atualizações fora de banda são melhorias e correções lançadas fora do calendário oficial do Windows, não ficando disponíveis pelo Windows Update e precisando ser aplicadas manualmente.

O protocolo Kerberos é um método de autenticação usado para verificar a identidade de um usuário ou host. Os sistemas afetados pela falha não permitiam que usuários acessassem o dispositivo ou mesmo usassem o login único, em Diretórios Ativos ou estruturas hibridas em ambientes Azure. Segundo a Microsoft, a falha afetava sistemas atualizados com as melhores de segurança disponibilizadas em 8 de novembro de 2021.

Continua após a publicidade

Além da dificuldade em acessar os sistemas, a Microsoft afirma que a falha também poderia tornar visíveis as chaves de autenticação internas do protocolo Kerberus no dispositivo, podendo assim gerar possíveis alertas de segurança.

Confira as versões do Windows Server afetadas pela falha e os links para as páginas oficiais da Microsoft sobre as respectivas atualizações a seguir:

Por fim, alertamos que como é uma atualização fora de banda, ela não está disponível via Windows Update. Para atualizar o sistema, confira o guia oficial da Microsoft, disponível aqui.

Continua após a publicidade

Fonte: BleepingComputer