Neymar tem perfil no Twitter hackeado durante a terça-feira (28)
Por Renato Santino |
O astro do futebol Neymar teve seu perfil no Twitter invadido durante a tarde desta terça-feira (28). No entanto, apesar do ataque, os autores aparentemente não tentaram usar o perfil para fins maliciosos.
- Ataque usa sons inaudíveis para controlar smartphones e assistentes de voz
- Ransomware: escolas são os alvos preferenciais dos criminosos em 2023
O autor se identificou como Zestyx64. Ele usou o período em que manteve o controle da conta de Neymar para saudar alguns de seus parceiros. Além disso, também deixou um "Tamo junto, Neymar". Por volta das 16h30, no entanto, o controle foi retomado e as publicações foram apagadas.
Além disso, durante o período em que o perfil esteve sob o controle do cibercriminoso, o perfil de Neymar disparou uma ofensa gratuita ao perfil @Choquei na rede social. Curiosamente, esse post não foi excluído junto dos demais.
Até o momento, não há informações sobre o método utilizado pelo autor para a invasão do perfil do jogador. A técnica pode ter envolvido força-bruta para quebrar a senha da conta, ou poderia envolver ferramentas mais rebuscadas de engenharia social ou interceptação de códigos de autenticação em duas etapas.
Zestyx64 também esteve envolvido em outros ataques a figuras públicas como o cantor Luan Santana no fim de janeiro. Na ocasião, ele usou o perfil para publicar memes da Gretchen e do ator pornô Kid Bengala, além de alterar a bio do cantor.