Modo IA do Google vai espionar seu Gmail para "saber tudo sobre você"
Por Lillian Sibila Dala Costa • Editado por Jones Oliveira |

Está nos planos da Google personalizar ao máximo sua Busca, ferramenta pela qual a empresa é mais famosa; para isso, no entanto, há planos de saber cada vez mais detalhes sobre a vida dos usuários. Em comunicado recente, a companhia revelou a intenção de vasculhar serviços como Gmail e Drive para saber mais sobre seus usuários.
- O que é 'Modo IA' no Google? Veja como usar o novo recurso de busca
- Modo IA vs Visão geral: veja o que muda entre as ferramentas do Google
Para a Google, o futuro das buscas na web será cada vez mais pessoal, em grande parte por conta do uso disseminado e crescente de grandes modelos de linguagem (LLMs). O usuário do X (antigo Twitter) Gagan Ghotra destacou parte da entrevista do vice-presidente de produtos da Google, Robby Stein, ao podcast Silicon Valley Girl, onde foram comentados os planos envolvendo o Modo IA.
Google e a personalização das buscas
Segundo Stein contou no podcast, na última Google I/O, conferência de programadores da empresa, a companhia irá lançar a opção de aumentar a personalização das buscas pelo Modo IA ao ceder informações mais pessoais. De acordo com o empresário, a equipe quer “ajudar as pessoas a ajudar a Google e os serviços a saber mais sobre você para poder ser mais útil”.
Com isso, no futuro, o Modo IA poderá extrair detalhes de seus e-mails, documentos e outros aplicativos da Google para customizar ao máximo as respostas dadas nas buscas. Isso poderá gerar, por exemplo, resumos de informações de voo a partir de e-mails, com a criação de uma agenda de compromissos pelo calendário e ideias de viagem a partir do Maps e Drive.
Isso está, por enquanto, apenas no campo das ideias: durante a entrevista, Stein foi perguntado se o Modo IA seria capaz de acessar o Gmail ou outros aplicativos, ao que respondeu que isso ainda será definido. Ele disse, no entanto, que equipes já estão testando versões iniciais da tecnologia.
O executivo informou que, no momento, no Labs, é possível optar por participar de um novo experimento para personalização de compras e de recomendações de restaurantes locais. Não foi dito se a Google planeja treinar seu modelo de LLM com informações pessoais dos usuários por padrão, mas, até o momento, a experiência terá de ser optada voluntariamente pelos clientes.
Veja também:
- Resultado da busca com IA é diferente de um LLM, explica diretor do Google
- Adobe aposta no GEO e lança LLM Optimizer para guiar empresas na IA
- Qual é a melhor IA em português? Teste avalia conhecimentos do Brasil
VÍDEO | Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?
Fonte: Silicon Valley Girl