Publicidade

Ministério da Saúde sofre novo ataque e redes internas saem do ar

Por| Editado por Claudio Yuge | 13 de Dezembro de 2021 às 16h22

Link copiado!

Jefferson Rudy/Agência Senado
Jefferson Rudy/Agência Senado

O Ministério da Saúde foi vítima de um novo ataque na madrugada desta segunda-feira (13), resultando na indisponibilidade de seus sistemas internos. De acordo com as primeiras informações, os funcionários teriam sido dispensados depois de ficarem sem acesso a plataformas, e-mails e até telefones, enquanto profissionais de tecnologia do governo trabalham para reestabelecer o funcionamento.

Segundo apuração do repórter Renato Souza, do R7, não existe previsão de retorno dos serviços. Plataformas importantes, como aquelas que fornecem atualizações sobre a pandemia de covid-19 ou que atendem às demandas dos estados estariam fora do ar, com a suspeita sendo a de um ataque de ransomware contra os sistemas do ministério. Não existem informações sobre o sucesso ou não da ofensiva, já que os sistemas podem ser desconectados, justamente, como forma de evitar a disseminação do golpe pela rede.

Em comunicado, o Ministério da Saúde disse as plataformas estão sendo reativadas gradativamente. A rede interna da pasta e plataformas como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), responsável pela gestão de processos e documentos, já estariam funcionando, enquanto o acesso dos computadores à internet deve ser reestabelecido ainda nesta segunda, com um novo informe sendo emitido assim que tudo estiver normalizado.

Continua após a publicidade

Conexão

A autoria do novo ataque seria do grupo Lapsus, que também assumiu a responsabilidade por um golpe ocorrido na madrugada da última sexta-feira (10). Na ocasião, o bando tirou do ar o site do Ministério da Saúde e colocou, no lugar, uma mensagem em que afirmava ter executado um ransomware na rede e obtido mais de 50 TB de informações pertencentes à pasta, que teriam sido deletados dos servidores originais.

O governo reconheceu o ataque realizado no último final de semana, que teria atingido também plataformas do Ministério da Economia e de outros 20 órgãos da administração federal. No momento em que esta reportagem é escrita, o site da pasta da Saúde segue inacessível, mas não exibe mais a mensagem dos criminosos responsáveis pelo ataque.

Continua após a publicidade

Falando nesta segunda, o ministro Marcelo Queiroga disse que não houve perda de dados, principalmente no que toca os registros de vacinação contra a covid-19, e que os sistemas atingidos pelo golpe do último final de semana devem ser reestabelecidos até esta terça-feira (13). Ele também disse que o ministério trabalha para garantir maior segurança ao sistema.

Por outro lado, uma apuração da CNN Brasil indica que o prazo para reestabelecimento das informações disponíveis no Conecte SUS pode ser estendido até o final da semana. Enquanto técnicos do Ministério da Saúde confirmam que os dados dos cidadãos não foram perdidos após o ataque, a ideia é que a atualização das informações deve levar mais tempo para ser liberada, devido à sofisticação do sistema utilizado pela pasta.

Fonte: R7, CNN Brasil