Publicidade

Microsoft lança ferramenta que escaneia chats para detectar pedofilia

Por| 09 de Janeiro de 2020 às 22h50

Link copiado!

Microsoft lança ferramenta que escaneia chats para detectar pedofilia
Microsoft lança ferramenta que escaneia chats para detectar pedofilia
Tudo sobre Microsoft

Um caso muito grave que ainda está presente em uma parte obscura da tecnologia é o abuso sexual infantil, como apontamos em uma matéria de 2018 sobre o YouTube. Com isso em mente, empresas da área tech estão tomando providências para detectar ações que remetem a atos de pedofilia. É o caso da Apple, por exemplo, que decidiu começar a escanear fotos enviadas do iCloud na tentativa de encontrar rastros de abuso sexual infantil. Agora, foi a vez da Microsoft entrar nesse combate.

Com o codinome Project Artemis, o serviço verifica nos chats, históricos em busca de padrões que indicam que um predador assediou ou está prestes a assediar crianças sexualmente. Na prática, o projeto se baseia em uma patente da Microsoft e usa dados históricos de bate-papo para atribuir classificações de probabilidade às conversas. As empresas que usam a ferramenta podem usar a classificação para determinar se um moderador humano deve intervir para revisar o diálogo.

A Microsoft usa a técnica para monitorar bate-papos na plataforma Xbox há anos, e está considerando incorporar o Project Artemis em outros serviços de chats, como o Skype. Courtney Gregoire, chefe de segurança digital da Microsoft, escreve em um post no blog: “A exploração e abuso sexual infantil online e a detecção de cuidados infantis online são problemas pesados, mas não estamos intimidados pela complexidade de tais questões”.

Continua após a publicidade

A Microsoft desenvolveu a ferramenta em colaboração com o The Meet Group, Roblox, Kik e Thorn, e está disponibilizando o Project Artemis para serviços online de terceiros que possuem funcionalidade de bate-papo e usam a Thorn, uma organização sem fins lucrativos que constrói tecnologia para proteger as crianças contra abuso sexual online. Thorn começará a licenciar a tecnologia para outros serviços nesta semana.

Fonte: Geek Wire