Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Kaspersky lança serviço para acelerar remoção de domínios maliciosos da internet

Por| Editado por Claudio Yuge | 04 de Fevereiro de 2022 às 16h20

Link copiado!

Kaspersky
Kaspersky
Tudo sobre Kaspersky

Sites maliciosos, que quando acessados comprometem a segurança dos usuários, são um problema sério da internet, com dados da firma de proteção virtual Kaspersky afirmando que diariamente são bloqueadas 15 mil utilizados em golpes e phishing.

Em muitos desses sites, os criminosos criam cópias que tentam se passar por serviços famosos para enganar vítimas, e as marcas, quando tomam conhecimento, acabam demorando a conseguir retirá-los do ar, já que o processo é complexo e burocrático.

É pensando em como agilizar esse processo que a Kaspersky está disponibilizando o serviço Kaspersky Takedown, que promete garantir uma proteção eficaz da reputação e dos serviços on-line das empresas.

Continua após a publicidade

Graças a cobertura global da empresa, não importa onde o domínio malicioso está localizado, o serviço é capaz de acionar os responsáveis rapidamente. Para isso, a Kaspersky prepara todas as evidências necessárias, incluindo uma cópia do site, capturas de tela e tráfego (traffic dump), tanto manualmente quanto por meio de ferramentas automatizadas.

Depois da preparação das evidências, o serviço da Kaspersky envia uma solicitação de remoção à autoridade local ou regional que tem direitos legais para derrubar o site. O cliente é notificado em cada etapa do processo até que o domínio malicioso seja removido com êxito.

Disponibilidade do serviço da Kaspersky

Continua após a publicidade

O serviço está disponível de maneira independente ou junto com a assinatura do Digital Footprint Intelligence (DFI). Na primeira opção, os clientes devem enviam solicitações para derrubar os domínios indesejáveis por meio da Kaspersky Company Account, acessível por este link.

Já na segunda disponibilidade do Kaspersky Takedown, o serviço DFI identificará os endereços de malware ou phishing com o nome/marca do cliente e fará a remoção, e o cliente receberá notificações sobre todo o processo. Para poder criar os pedidos, a empresa precisa contratar o serviço (anual), que oferece como padrão dez remoções por mês e pode ser personalizado de acordo com sua necessidade.

“Sempre afirmamos que uma boa segurança deve ser criada com camadas e para uma identificação proativa, recomenda-se que a empresa tenha também um serviço de monitoramento de novos domínios maliciosos (Threat Data Feed) ou de atividades na deep web envolvendo o nome da empresa -- o que indica um potencial vazamento de dados que precisa ser investigado e estancado. Além disso, outro benefício para as organizações que contem com estes serviços é a diminuição da carga de trabalho da equipe de segurança, permitindo que ela foque nas prioridades de negócio.” afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.