Publicidade

Itaú divulga campanha de prevenção contra fraudes bancárias

Por| Editado por Claudio Yuge | 06 de Setembro de 2022 às 20h20

Link copiado!

Divulgação/Itaú
Divulgação/Itaú
Tudo sobre Itaú Unibanco

Há algumas semanas, o Itaú tem veiculado uma campanha alertando sobre como se prevenir contra golpes e fraudes bancárias nas principais redes de televisão aberta do país. Estão sendo veiculados três vídeos que retratam situações que simulam estratégias reais usadas por golpistas e formas bem humoradas de responder de forma segura a esses golpes.

De acordo com o banco, o objetivo da campanha é alertar para o fato de que ninguém está livre das tentativas de fraudes bancárias. ““Atualmente, os golpes e fraudes não estão relacionados com a idade ou o nível de conhecimento em tecnologia da pessoa, e muito menos com a proteção do sistema”, diz o diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco, Adriano Volpini.

Continua após a publicidade

“Os criminosos se especializam, cada dia mais, em maneiras de convencer o cliente a compartilhar voluntariamente dados sensíveis ou realizar uma transação indevida, que, por fim, geram grande prejuízo financeiro”, diz Volpini. Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), 3 em cada 10 brasileiros já foram vítimas de golpes ou tentativas de fraudes bancárias.

Uma ocorrência de fraude bancária a cada 8 segundos

Uma pesquisa da Serasa Experian apontou que só em maio de 2022 houve mais de 331 mil tentativas de fraude no Brasil, o que representa uma ocorrência a cada 8 segundos. De acordo com a Febraban, 70% dos casos acontecem por meio da engenharia social, que é a manipulação comportamental e psicológica de uma vítima em potencial.

As modalidades de golpes são as mais variadas, e atingem pessoas de diferentes faixas de idade e renda. Além disso, os criminosos se aproveitam da correria do dia-a-dia, que gera distração e dispersão. Outro ponto utilizado é a crença de que esse tipo de coisa “só acontece com os outros” por parte das vítimas.

Continua após a publicidade

Apenas o começo?

“Usamos as mais sofisticadas ferramentas para proteção contra golpes e fraudes. Porém, é o trabalho em parceria com nossos clientes que faz a maior diferença nessa batalha - por isso dizemos na campanha que ‘juntos protegemos em dobro’ “, diz o diretor de Marketing do Itaú Unibanco, Eduardo Tracanella.

Um estudo da plataforma Radar Febraban, divulgado em junho de 2022, 90% dos entrevistados acreditam que a disseminação de materiais sobre prevenção de golpes financeiros e fraudes bancárias é importante para educação da população. De acordo com o Itaú, a campanha é parte de uma plataforma contínua de conteúdos tutoriais do banco.