Publicidade

Instagram da NVIDIA Brasil é invadido e utilizado em falsos sorteios

Por| Editado por Claudio Yuge | 22 de Fevereiro de 2022 às 17h32

Link copiado!

Captura de tela/Canaltech
Captura de tela/Canaltech
Tudo sobre Nvidia

Atualização 18h58 23/02/2022: A NVIDIA enviou um comunicado para o Canaltech informando que as 23 horas da terça-feira (22) já havia recuperado o controle de sua conta no Instagram

Como todos já sabem, nossa conta de Instagram @NVIDIAGEFORCEBR foi invadida no dia 22 de fevereiro de 2022 e um falso sorteio foi divulgado em nosso feed e stories. Após escalarmos a situação para o time Global do Meta, foi possível resolver a situação. Nossa conta volta ao nosso poder em 23 de fevereiro de 22 às 18h (Horário de Brasília). Por favor, desconsidere toda e qualquer comunicação sobre o sorteio de '1500' GPUs postado previamente pelos invasores.

Matéria Original

Através de seu perfil oficial no Twitter, a NVIDIA Brasil anunciou que na tarde desta terça-feira (22) seu Instagram foi invadido e começou a ser utilizado para falsos sorteiros de modelos de placa de vídeo da empresa.

Continua após a publicidade

Ao entrar no perfil da Nvidia no Instagram durante a tarde desta terça (22), diversas postagens tanto no feed da conta quanto no stories afirmam que sorteios das placas de vídeo RX 3080 Ti serão realizados graças a uma iniciativa da marca e de dois de seus patrocinadores.

Observando atentamente a publicação, alguns detalhes chamam a atenção. Primeiro, o fato de escreverem o nome da marca em minúsculo - algo bem inesperado para uma conta oficial. E segundo os supostos patrocinadores — perfis de Instagram sem nenhuma postagem e que na bio afirmam que são desenvolvedores web da NVIDIA — não patrocinadores.

Continua após a publicidade

O perfil oficial da marca no Twitter alertou sobre a invasão da conta no Instagram, e afirma que NVIDIA não está realizando nenhum tipo de sorteio de suas placas de vídeo.

Continua após a publicidade

O Canaltech entrou em contato com a assessoria de imprensa da NVIDIA no Brasil, que nos retornou o seguinte pronunciamento:

Informamos que a conta de Instagram da NVIDIA GeForce BR foi invadida por hackers. Solicitamos que desconsiderem e, mais importante, não cliquem em nenhum link compartilhado pelos invasores até que o Instagram resolva o problema. Estamos trabalhando para resolver esse inconveniente o mais rápido possível.

Invasões no Instagram vêm se tornando cada vez mais frequentes

O roubo de contas no Instagram, como ocorreu com a NVIDIA, vem se tornando um problema cada vez mais frequente na plataforma - independente dos usuários serem empresas ou somente pessoas comuns.

Continua após a publicidade

Para melhor proteger os perfis tanto no Instagram quanto em outras redes sociais, alguns passos são recomendados:

  • Jamais compartilhe seu código de segurança: o código de segurança, que é normalmente encaminhado via SMS para o seu número, é a principal forma de ativar o seu WhatsApp em um outro dispositivo. Por isso, nunca o compartilhe com ninguém se quiser proteger sua conta;
  • Ative a verificação em duas etapas: essa função serve como mais uma função de segurança, onde o golpista, mesmo com seu código de segurança, não conseguiria ativar o WhatsApp em novo dispositivo. Você pode fazer isso nas configurações do aplicativo;
  • Proteja seus dados pessoais: permita que apenas seus contatos tenham acesso a sua foto do perfil. Você pode ajustar isso nas configurações (Configurações > Conta > Privacidade);
  • Desconfie de pessoas pedindo dinheiro ou doações: algum contato seu pediu para depositar um dinheiro? Desconfie e tente ligar ou falar com a pessoa por outro meio de comunicação para confirmar a informação;
  • Coloque senha e ative a autenticação biométrica do seu smartphone: já imaginou se você perde seu smartphone e ele está sem nenhuma proteção? Os golpes também podem acontecer fisicamente, então proteja-se;
  • Não clique em qualquer link recebido: recebeu um link de atualização cadastral bancária, promoção, sorteio, acesso a benefício, vacina e até pesquisa? Cuidado, pode ser um golpe.