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iCarros, Mercado Livre e OLX se unem pela prevenção de fraudes na Internet

Por| Editado por Claudio Yuge | 27 de Outubro de 2021 às 13h00

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Reprodução/duallogic (Unsplash)
Reprodução/duallogic (Unsplash)

A pandemia da covid-19 trouxe grandes mudanças, mas uma das mais notáveis é a aceleração da transformação digital, que foi realizada de forma mais rápida para poder cumprir as demandas de um cenário de trabalho diferente, com o home office como padrão.  Porém, um processo tão complexo, se não for executado com o devido cuidado, pode apresentar sérios problemas, principalmente em relação à segurança de pessoas em ambientes online.  

É com este problema em mente que as plataformas iCarros, Mercado Livre e OLX se reuniram para lançar uma campanha de educação digital, chamada de  "Semana da Segurança", que acontecerá simultaneamente nos sites e nas redes sociais das companhias, do dia 25 a 29 de outubro, alertando sobre os principais golpes do mercado e como os usuários podem se proteger.

Durante a duração da campanha, as empresas disponibilizarão informações sobre negociações seguras e como identificar possíveis golpes, com textos e vídeos, além de uma página exclusiva sobre o tema.

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Como a população entende a segurança virtual?

Para a realização do evento, as três plataformas realizam uma pesquisa que ouviu 14,3 mil pessoas entre os dias 14 e 15 de outubro. O levantamento identificou que 42% das pessoas preferem negociar a compra ou venda de um item por aplicativos de mensagem, como o Whatsapp. Apesar da facilidade, esse também pode ser o canal preferido dos fraudadores, que adotam ambientes digitais onde não poderão ser rastreados e não deixam registros de suas atuações.  Além disso, as vítimas não recebem alertas de segurança durante a abordagem, como ocorre quando estão nos chats ou ambientes das plataformas. 

Ainda na pesquisa, 41,6% dos respondentes afirmam que se sentem confortáveis em compartilhar o número de telefone, que pode ser utilizado, por exemplo, para que os fraudadores façam contato se passando pelas empresas e roubem dados ou clonem o aplicativo de mensagens do usuário idôneo. 25,5% ainda passam o nome completo, 21% o endereço de e-mail e 4% não veem problema em compartilhar seus dados bancários.

O levantamento das três plataformas também questionou sobre quais medidas fazem para terem negociações mais seguras pela internet 26% declararam que preferem concluir a negociação presencialmente, 24% verificam antes o perfil do vendedor, 22% não compartilham os dados pessoais, 12% não compartilham pins ou senhas e 9% utilizam apenas os chats das plataformas. Por fim, a pesquisa indicou que, por mais que alguns entrevistados conheçam medidas de segurança, eles não as aplicam no dia a dia, ficando mais suscetíveis a ataques digitais e roubos de dados. 

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Ficou preocupado com esses dados? Para evitar esses problemas, as três empresas disponibilizaram uma lista com as principais medidas que devem ser adotadas para prevenção de fraudes. Confira elas a seguir:

  • Evite concluir transações quando estiver fazendo outras tarefas, isso faz com que as pessoas não se atentem aos detalhes e a informações incorretas - sendo inclusive uma tática do fraudador;
  • Proteja seus dados - evite colocar ou passar informações pessoais - como número de RG, CPF e dados bancários - que não sejam em sites confiáveis - que tem todo um tratamento de proteção dessas informações;
  • Fique atento aos e-mails recebidos dos sites. E-mails oficiais da empresa normalmente usam o nome da marca e não informações genéricas ou domínio de emails gratuitos;
  • Empresas também costumam ter o Whatsapp verificado, quando aparece um selo de confirmação que aquela conta é idônea. Se não tiver o selo, desconfie;
  • Negocie sempre pelos chats das plataformas de compra e venda e evite aplicativos de mensagem. Fraudadores preferem ambientes digitais onde não poderão ser rastreados e não gostam de deixar rastro de suas atuações; 
  • Recebeu um comprovante de pagamento por mensagem ou e-mail? Desconfie, confira diretamente no banco ou na carteira digital se o valor já foi computado, e confira o status da transação na plataforma onde está negociando;
  • Só entregue o produto após a confirmação do pagamento;
  • Desconfie de compradores apressados, essa é uma das táticas utilizadas para que a pessoa entregue o produto antes da confirmação do pagamento;
  • No caso de automóveis, verifique toda a documentação, negociei diretamente com o proprietário ou vendedor autorizado e não realize depósitos antecipados;
  • No WhatsApp, ative o segundo fator de segurança e em hipótese alguma compartilhe o código de segurança com outras pessoas.