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Hackers dizem ter roubado dados de mil empresas em ataque à Salesforce

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Medullaoblongata Projekt/CC-BY-S.A-4.0
Medullaoblongata Projekt/CC-BY-S.A-4.0

A Salesforce revogou todos os acessos ativos e tokens relacionados ao aplicativo Gainsight, de serviços ao cliente, após atividade suspeita que levou ao acesso não autorizado de dados de seus usuários. Enquanto investigações são feitas, a empresa também removeu aplicativos relacionados ao Gainsight do AppExchange.

Segundo Austin Larsen, diretor de análise de ameaças no Grupo de Inteligência de Ameaças da Google (GTIG), estima-se que até 200 instâncias da Salesforce tenham sido afetadas, no que foi descrito como uma “campanha emergente” dos aplicativos relacionados ao Gainsight. A iniciativa hacker mira em comprometer tokens de autenticação OAuth de terceiros.

Invasão da Salesforce

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Segundo um comunicado da Salesforce, o problema não surgiu de uma vulnerabilidade na plataforma da empresa em si, mas sim do app de terceiros. O aplicativo Gainsight, por precaução, foi retirado temporariamente do Marketplace Hubspot e o acesso de conexão Zendesk foi revogado. Até o momento, a equipe não detectou atividade suspeita relacionada ao Hubspot.

Acredita-se que a atividade suspeita esteja ligada ao grupo hacker ShinyHunters (ou UNC6240), já que ataques semelhantes ocorreram em instâncias Salesloft Drift em agosto, pelos mesmos atores. Os cibercriminosos assumiram a autoria e afirmaram terem roubado dados de quase 1000 organizações através da brecha.

Segundo a Gainsight, a empresa foi um dos consumidores afetados pela invasão da Salesloft Drift, mas não está claro se o incidente atual está ligado a essa ocorrência. Na ocasião, foram vazados nomes, endereços de e-mail, números de telefone, localização, licenciamento de produtos e relatórios de suporte de até 700 empresas, invadidas ao longo de 10 dias.

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Fonte: Salesforce, Austin Larsen