Publicidade

Hackers ameaçam divulgar histórico de usuários Premium do Pornhub

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Soumil Kumar/Pexels
Soumil Kumar/Pexels

O ShinyHunters, conhecido grupo de roubo e extorsão de dados na web, está ameaçando o Pornhub com alegações de que teriam obtido acesso ao histórico de pesquisas e visualizações de usuários Premium da plataforma.

A coleta dessas informações teria acontecido por causa de uma falha de segurança no sistema de uma empresa de análise de dados que presta serviços ao Pornhub. Ao que tudo indica, os criminosos conseguiram roubar cerca de 94 GB de dados, o que corresponde a mais de 200 milhões de registros na plataforma.

O que provocou a exposição de dados

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O vazamento de dados sensíveis de usuários Premium do Pornhub pode ter relação com uma violação de segurança contra a Mixpanel, fornecedora de materiais analíticos para empresas. Entre as informações expostas durante a operação criminosa estão registros como endereços de e-mail usados em contas da plataforma, localização dos usuários e a atividade no perfil, incluindo vídeos assistidos, downloads efetuados e canais visitados.

O Pornhub tentou tranquilizar seus usuários ao afirmar em nota que dados financeiros e senhas não foram vazados durante a violação contra a Mixpanel, mas o caso ainda acendeu um alerta acerca da ameaça à privacidade de clientes.

Além disso, o vazamento gerou uma contradição de informações a respeito da origem do problema. Isso porque a Mixpanel afirma que os dados roubados do Pornhub não vieram desse incidente em específico, mas de uma ocorrência datada de 2023 em uma conta legítima de funcionário.

Não é isso, porém, que a plataforma de conteúdos adultos alega. Embora tenha rompido contrato com a Mixpanel em 2021, o Pornhub afirma que o histórico vazado é referente a atividades de usuários de 2021 e anos anteriores, jogando a batata quente para a Mixpanel.

Por enquanto, detalhes aprofundados sobre o caso não foram mencionados, tampouco a extensão do problema para os usuários da plataforma.

Leia também: