Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hackathon da Fiocruz investirá R$ 8,3 milhões em soluções tech contra covid-19

Por| Editado por Claudio Yuge | 16 de Novembro de 2021 às 22h30

Link copiado!

Free-Photos/Pixabay
Free-Photos/Pixabay

A Fiocruz Brasília e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) anunciaram o evento "Hackatona: Inovação digital na atenção primária à saúde para o enfrentamento da covid-19 e suas consequências", com inscrições gratuitas e que será realizada em janeiro de 2022.

O objetivo da hackathon é selecionar e desenvolver propostas que apresentem soluções inovadoras de produtos, serviços e processos que permitam oferecer à sociedade do Distrito Federal recursos digitais para o enfrentamento da covid-19 e suas consequências sanitárias, sociais e econômicas.

As equipes participantes devem ser compostas por no mínimo três e no máximo cinco participantes, e os integrantes podem ser de diferentes áreas. Pessoas que não tiverem uma equipe também poderão se inscrever e os organizadores do evento ajudarão na formação dos grupos.

Continua após a publicidade

A hackathon será dividida em três etapas: maratona de desenvolvimento das ideias; incubação das propostas selecionadas; e desenvolvimento de protótipos e incorporação das soluções inovadoras. Ao final do evento, serão selecionados até 20 produtos inovadores que terão investimentos de cerca de R$ 8,3 milhões para o seu desenvolvimento, vindos do patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Distrito Federal (FAP-DF).

Para o coordenador do Colaboratório da Fiocruz Brasília, Wagner Martins, a iniciativa é um importante passo para aproveitar tecnologias na saúde pública. "A hackatona é um processo inovador de seleção de projetos para solucionar problemas de saúde pública, com as possibilidades que as tecnologias digitais nos trazem. A construção desses projetos contará com a cooperação de técnicos da SES-DF e da Picaps. Esperamos incorporar soluções que estejam alinhadas com as necessidades da gestão e da saúde comunitária no que diz respeito às determinações provocadas pela pandemia de covid-19."

As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 29 de novembro até 20 de dezembro de 2021, e podem ser feitas aqui. A hackathon será realizada de 12 a 14 de janeiro de 2022.