Publicidade

Grupo Marista e hospitais são alvos de ciberataque no Paraná

Por| Editado por Claudio Yuge | 21 de Março de 2022 às 15h20

Link copiado!

Divulgação/ESET
Divulgação/ESET

O Grupo Marista, responsável pela operação de oito instituições de saúde e educação do Paraná, está sofrendo desde a última quarta-feira (16) com um ciberataque ransomware. Segundo informações obtidas pelo site Ciso Advisor, o incidente foi ocasionado por uma infecção com a ameaça Hive, que em novembro de 2021 afetou os sistemas de um dos maiores varejistas da Europa.

Desde o começo do ataque, na última quarta-feira (16), os sites da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), do Hospital Marcelino Champagnat, da Organização Marista, da Escola Champagnat e da Marista Escolas Sociais, todas controlados pelo Grupo Marista, estão inacessíveis.

No caso da PUCPR, há relatos até mesmo das cancelas do estacionamento terem parado de funcionar como consequência do comprometimento dos sistemas. Nas demais instituições, os sistemas de gerenciamento e administrativos encontram-se fora do ar.

Continua após a publicidade

No começo da tarde desta segunda-feira (21), todos os sites afetados continuam fora do ar, exibindo mensagens que estão em manutenção ou, no caso do site da PUCPR, que os sistemas estão indisponíveis por problemas de segurança. Ainda no site da universidade, um aviso alerta que as aulas presenciais, assim como as de cursos virtuais ministrados em ambientes virtuais, continuam ocorrendo normalmente.

O Canaltech entrou em contato com a assessoria do Grupo Marista pedindo mais informações sobre o ataque, que nos retornou o seguinte comunicado: 

Informamos que, por questões de segurança, nossos sistemas operacionais encontram-se temporariamente indisponíveis. Assim que o problema foi detectado, foram realizados procedimentos preventivos e, desde então, nossas equipes estão empenhadas em solucionar e restabelecer a situação à normalidade o mais breve possível.   Na PUCPR todas as aulas presenciais, bem como os cursos on-line ministrados em ambientes virtuais de aprendizagem, estão acontecendo; e no portal da universidade os estudantes podem acessar as principais informações e orientações.  No momento, nos hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat o atendimento a pacientes está sendo realizado sem prejuízo ao cuidado.  Nos Colégios Maristas, Marista Escolas Sociais e Escolas Champagnat as aulas acontecem normalmente, de forma presencial, e todas as unidades mantêm canais locais dedicados para atender às famílias e estudantes maristas.
Continua após a publicidade

Fonte: CISO Advisor, Avertium