Governo já emitiu mais de 15 mil certificados digitais de servidores públicos

Governo já emitiu mais de 15 mil certificados digitais de servidores públicos

Por Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | 28 de Junho de 2021 às 23h20
Wisconsinart

O Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe) já permite que servidores públicos federais de todo o país obtenham certificados digitais sem a necessidade de que compareçam presencialmente para comprovar a identidade. Depois da emissão, eles podem consultar prévias de holerite e marcação de férias, bem como ter acesso a outros serviços. 

Mais de 15 mil certificados já foram obtidos por meio do Sigepe. "É uma ampliação significativa do acesso a certificados digitais", destaca Pedro Motta, gerente do Serviço de Certificação Digital do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Motta conta que tudo é feito online, sem uso de papel, a partir das informações cadastradas no Sigepe, com autorização da chefia imediata ou do grupo de autorizadores do órgão.

Imagem: Reprodução/Elements/leungchopan

A segurança do procedimento é reforçada pelo registro de cada etapa do procedimento no Sigepe. Para que o órgão possa emitir o certificado, é preciso fazer um contrato específico com o Serpro. A economia de custos estimada é de 70%.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O certificado digital é como uma carteira de identidade eletrônica que possibilita a troca segura de informações na internet. Diversos documentos podem ser assinados e enviados com o certificado, que contém os dados do titular, como nome, CPF e data de nascimento. A tecnologia permite o acesso seguro a sistemas governamentais e empresariais.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.