Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

EUA já se preparam contra quebra de criptografia por computadores quânticos

Por| Editado por Claudio Yuge | 06 de Maio de 2022 às 22h00

Link copiado!

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons

O governo dos EUA anunciou uma série de medidas com o objetivo de mitigar os futuros riscos possíveis da disseminação da computação quântica mundialmente. A preocupação é que essas máquinas sejam utilizadas para quebrar elementos confidenciais protegidos por criptografia de alto nível.

A implementação dessas medidas ainda não tem uma data específica para ocorrer, mas o governo dos EUA quer que o máximo possível delas esteja em vigor na maioria dos sistemas e empresas do país até 2035.

Entre as medidas, a de maior destaque é a migração para sistemas que sejam resistentes as análises de cifras criptografadas realizadas por alguns modelos de computadores quânticos em teste no mundo todo atualmente.

Continua após a publicidade

As medidas são esperadas em todos os setores dos EUA, desde o governo até provedores de serviços de nuvem, e segue as recomendações feitas pelo centro de cibersegurança da OTAN recentemente para proteção contra ferramentas disponíveis no futuro quântico.

Recomendações podem ter relação com pesquisa quântica na China

Tanto as recomendações feitas pela OTAN recentemente quanto o memorando dos EUA sobre segurança contra computadores quânticos vêm em meio a notícias de que as pesquisas da China nessa área estão avançando.

Continua após a publicidade

Segundo resultados publicados em 2021, pesquisadores chineses afirmam ter desenvolvido computadores quânticos que conseguem realizar tarefas mais complexas que os desenvolvidos pelo Google, que desde 2019 eram tidos como o ápice da tecnologia — o funcionamento da máquina chinesa foi divulgado na plataforma ArXiv.

Ao mesmo tempo, as máquinas quânticas ainda estão longe de uma viabilidade concreta, então as recomendações do governo dos EUA servem mais como alertas prévios do que obrigações, pelo menos agora em 2022.

Fonte: ZDNET