Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo malware é distribuido a partir de resultados infectados de buscas online

Por| Editado por Claudio Yuge | 05 de Maio de 2022 às 19h07

Link copiado!

Divulgação/ESET
Divulgação/ESET

Uma nova ameaça virtual, batizada de NetDooka, foi identificada por pesquisadores da firma de segurança TrendMicro. Segundo a análise dos especialistas, o novo malware, quando infecta um sistema, pode fornecer controle total da máquina para o seu controlador.

A TrendMicro encontrou as amostras da NetDooka por meio de distribuições realizadas pelo PrivateLoader, um serviço pago de distribuição de vírus digitais que implanta ameaças em sites bem posicionados em pesquisas online. Segundo os pesquisadores, a ameaça ainda está em um estado embrionário de seu desenvolvimento técnico, mas mesmo assim pode apresentar sérios perigos.

Continua após a publicidade

Segundo os pesquisadores, após ser baixado na máquina, o NetDooka checa se uma cópia sua já não está na máquina. Em caso positivo, a nova amostra permanece dormente, mas no contrário ele entra no modo normal de operação, que permite a execução de uma série de ações, como:

  • Envio de arquivos do sistema para o controlador;
  • Cópia de informações de navegação;
  • Captura de áudio de microfone e de imagens da webcam;
  • Exfiltração de informações do sistema.

Ameaça ainda em estado inicial

As informações do NetDooka detalhas acima, porém, podem mudar em um curto período de tempo, já que a ameaça ainda se encontra em fase inicial de desenvolvimento. Além disso, outros controladores podem alterar seu funcionamento para que ele possa comprometer outras informações de usuários.

Continua após a publicidade

Para proteção contra o NetDooka, mesmo neste estado inicial, as recomendações são as mesmas para malwares em geral: tomar cuidado com os links que clica e sempre ter uma solução antivírus instalada no computador que esteja em constante monitoramento do sistema.

Fonte: TrendMicro