Google vai permitir que usuários apaguem dados armazenados pela empresa

Por Thaís Augusto | 02 de Maio de 2019 às 22h30
Google
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

A Google está lançando um novo recurso para que usuários possam excluir dados do Histórico de Localização e Atividades na Web e Apps. Será possível apagar as informações manualmente ou ativar a função para que a Google delete os dados depois de um período específico.

No ano passado, as práticas da empresa geraram polêmica quando foi descoberto que ela continuava a rastrear seus usuários mesmo quando a função de localização era desativada nas Configurações do celular.

Para desligar totalmente o recurso da Google, os usuários também precisam encontrar a opção "Atividade na Web e Apps" e desativá-la. Com o anúncio desta quarta-feira (1), a Google deve excluir todos os dados, o que significa que o usuário passa a controlar suas informações.

De acordo com a empresa, o recurso será disponibilizado globalmente "nas próximas semanas". A Google também deixou a entender que a opção para deletar dados será expandida no futuro.

Polêmica

O rastreamento indevido da Google foi descoberta por uma pesquisa encomendada pela Associated Press à pesquisadores de ciência da computação de Princeton. O estudo conseguiu comprovar que a Google estava rastreando usuários mesmo quando eles não queriam.

Um dos pesquisadores, chamado Jonathan Mayer, ficou uma semana com o histórico de localização desligado e continuou a utilizar o smartphone normalmente. A expectativa era de que o device não mais guardasse suas informações.

Contudo, ao religar a opção de histórico após a semana de uso, Mayer recebeu um relatório preciso de sua localização mesmo nos dias em que ficou com a opção desligada, comprovando que a Google continuou rastreando seus movimentos durante o período.

Se não quiser esperar para que a Google libera a atualização, você pode seguir nosso passo-a-passo para fugir do rastreamento da empresa.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.