Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google libera recurso para que usuários apaguem dados coletados de localização

Por| 26 de Junho de 2019 às 18h24

Link copiado!

Google libera recurso para que usuários apaguem dados coletados de localização
Google libera recurso para que usuários apaguem dados coletados de localização
Tudo sobre Google

A Google liberou nesta quarta-feira (26) um recurso que permite que usuários apaguem dados de localização armazenados pela empresa. No início de maio, a Google havia anunciado que devolveria aos usuários o controle sob os próprios dados.

A partir de agora, será possível checar e deletar os dados do Histórico de Localização. O usuário poderá escolher entre apagar as informações manualmente ou pedir que a Google as exclua automaticamente depois de três meses ou 18 meses.

A Google ainda não liberou uma opção para que os usuários excluam dados do Atividades na Web e Apps, como prometido em maio. Esta atualização deve sair nas próximas semanas, de acordo com a companhia.

Continua após a publicidade

Polêmica

No ano passado, as práticas da Google geraram polêmica quando foi descoberto que ela continuava a rastrear seus usuários mesmo quando a função de localização era desativada nas Configurações do celular. O rastreamento indevido foi revelado a partir de uma pesquisa encomendada pela Associated Press a pesquisadores de ciência da computação de Princeton, que conseguiu comprovar que a Google estava rastreando usuários mesmo quando eles não queriam.

Um dos pesquisadores, chamado Jonathan Mayer, ficou uma semana com o histórico de localização desligado e continuou a utilizar o smartphone normalmente. A expectativa era de que o device não mais guardasse suas informações. Contudo, ao religar a opção de histórico após a semana de uso, Mayer recebeu um relatório preciso de sua localização mesmo nos dias em que ficou com a opção desligada.

Fonte: Engadget