Google libera login via passkeys para empresas
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

Em mais um passo para a abolição das senhas, o Google iniciou os testes com as passkeys no mundo corporativo. A partir desta segunda-feira (5), mais de 9 milhões de empresas poderão ativar o login por chaves de acesso no Google Workspace e no Google Cloud.
- Passkey | O que é o login que dá fim às senhas?
- Apresentações do Google começa a liberar gerador de imagens com IA
O método aproveita os recursos de autenticação do celular (biometria, Face ID ou reconhecimento facial) para verificar a identidade do usuário. O login requer confirmação pelo dispositivo complementar para ser concluído.
Passkey no Google
O Google trabalha há um bom tempo na substituição das senhas por chaves de acesso. A empresa afirma que o método tradicional de autenticação, por palavra-chave, é mais vulnerável a ataques (phishing, por exemplo) e custa milhões de dólares em danos a corporações. "Ataques de phishing cresceram 61% em 2022, chegando a 255 milhões em seis meses", pontua a companhia.
Embora não exijam que o usuário memorize a própria senha, as chaves de acesso tendem a ser mais seguras. A solução impede que atacantes invadam contas e acessem informações pessoais apenas com um código.
"As chaves de acesso vêm para mudar essa realidade e realizar um desejo de várias companhias de se livrarem das senhas de uma vez por todas", explica o Google. "Elas funcionam permitindo ao usuário fazer login com sua impressão digital, reconhecimento facial ou até outro mecanismo de bloqueio de tela em celulares, notebooks ou desktops", complementa.
Vale ressaltar que o login no Workspace e no Google Cloud por chaves de acesso ainda está em versão Beta. No anúncio, o Google não mencionou problemas ou bugs que o acesso antecipado pode causar.
É o fim das senhas?
A substituição das senhas por chaves de acesso ainda vai levar anos para ser concluída, e a adoção delas no ambiente de trabalho é só mais uma etapa. Agora, caberá aos gerentes de TI e diretores a decisão de adotar o método ou não.
Atualmente, o login por passkeys já está disponível para usuários comuns. Se habilitado na conta, o usuário pode ativar o método de autenticação sem credenciais para confirmar a própria identidade nos sites que o suportam.