Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google é acusado de coletar dados de usuários de abas anônimas do Chrome

Por| Editado por Claudio Yuge | 20 de Maio de 2022 às 20h00

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

Um procurador do estado americano do Texas abriu processo contra o Google nesta quinta-feira (19), acusando a empresa de rastrear a localização e coletar dados dos usuários de abas anônicas do Chrome. A acusação foi adicionada a uma outra ação que já é movida contra a empresa-mãe da gigante, a Alphabet, e vem sendo discutida desde janeiro deste ano.

De acordo com o procurador-geral texano, Ken Paxton, as informações sobre o modo, também chamado de Incógnito, engana os utilizadores sobre suas capacidades de anonimização. A principal informação coletada, segundo ele, é a localização, principalmente nos celulares, enquanto a promessa é de que todos os tipos de rastreamento para fins de publicidade e direcionamento de buscas seriam desativadas no uso de abas anônimas.

O processo se une a outros três que são movidos contra o Google em diferentes estados americanos, justamente, por conta de informações enganosas e práticas irregulares relacionadas à privacidade. Todos foram iniciados neste início de ano, enquanto um mais antigo aguarda a convocação de júri no estado americano do Arizona, para avaliar a acusação de que a gigante possui configurações pouco claras sobre a captação de dados de localização.

Continua após a publicidade

Em resposta, a empresa afirmou que a acusação é baseada em informações antigas ou pouco precisas, indicando que vai combater as alegações nos tribunais. Além disso, o Google deseja garantir que a mensagem seja passada da maneira correta, de acordo com o foco em privacidade pelo qual costuma desenvolver seus produtos, com direito a controles ao usuário e respeito às configurações indicadas por ele.

Fonte: Reuters