Golpes financeiros aumentaram com popularidade das contas digitais na pandemia

Golpes financeiros aumentaram com popularidade das contas digitais na pandemia

Por Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | 18 de Novembro de 2021 às 16h20
Pexels/Ono Kosuki

A popularização das fintechs e a disseminação da pandemia de covid-19 fizeram o número de contas digitais aumentar. Uma pesquisa da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) aponta que os canais digitais tiveram aumento de 90% na quantidade de contas abertas em 2019 em relação ao ano anterior.

Em julho de 2021, o Brasil já tinha 82 milhões dessas contas. Esses dados demonstram que o consumidor busca mais agilidade para pagar contas, fazer transferências e comprar online, além de querer atendimento personalizado e custo menor para utilizar os serviços.

Conta digital (Imagem: Reprodução/Envato/DragonImages)

O problema é que os riscos e o volume de golpes têm aumentado na mesma proporção. Segundo levantamento da Andressen Horowitz, 20% das contas criadas digitais na América Latina são falsas. Além disso, as fraudes com cartões de créditos cresceram na região: o Brasil fica atrás apenas do México em números de tentativas de crimes financeiros.

Isaac Ferreira, superintendente de Engenharia de Produtos da Tecnobank, que os criminosos estão cada vez mais espertos e têm diversificado as formas de aplicar os golpes. “Muitos ligam se passando por funcionários de banco, clonam o WhatsApp e pedem dinheiro para familiares, mandam boletos falsos e outros.”

Como proteger a conta digital

Ele aponta que algumas atitudes podem ajudar a evitar essas situações. “O WhatsApp tem a opção de verificação em duas etapas, que impede que o golpista clone o número”, lembra. “Não passar códigos recebidos por SMS também ajuda na prevenção."

Outras medidas que podem ajudar na proteção contra golpes e fraudes incluem:

  • Se tiver dúvida sobre a veracidade de uma mensagem ou de um conteúdo, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa;
  • Não clique em links de mensagens que ofereçam brindes, prêmios, benefícios ou atualização de dados em instituições financeiras;
  • Não informe dados pessoais em qualquer página;
  • Os bancos nunca enviam funcionários para recolher cartões. Então, nunca entregue seu cartão a terceiros.
  • Para compras online, use um cartão virtual. Esse mecanismo garante mais segurança, já que o cartão é válido por um período de tempo ou para uma única operação;
  • Em compras recorrentes, use um cartão virtual específico. Assim, ele fica associado a uma loja e a um valor mensal. Se houver qualquer transação diferente, ela é negada automaticamente.

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