Publicidade

Golpes de entregas falsas e spam no WhatsApp marcam o 2º trimestre brasileiro

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Agosto de 2021 às 22h00

Link copiado!

Divulgação/Kaspersky
Divulgação/Kaspersky

Um levantamento divulgou nesta quarta-feira (25) pela Kaspersky mostra que a pandemia do COVID-19 ainda tem sido usada como munição para a realização de diversos ataques no Brasil. Enquanto criminosos adaptaram seus métodos de ação nos últimos meses, golpes que envolvem entregas e ações de phishing no WhatsApp dominaram a lista de ameaças cibernéticas mais ativas durante o 2º trimestre de 2021.

Segundo a empresa de segurança, golpistas têm se aproveitado do aumento do e-commerce e de entraves logísticos para convencer usuários a abrir links que contém conteúdos maliciosos. Os alvos são contatados com mensagens que falam sobre aumentos de faturas e pedidos de pagamentos adicionais — taxas alfandegárias e custos de envio, por exemplo —, que as levam a sites falsos onde correm o risco de perder não somente dinheiro, mas de também ter dados de cartão de crédito e outras informações sensíveis roubados.

Também cresceram os golpes que envolvem mandar spams constantes no WhatsApp pedindo por depósitos em valores pequenos. Eles se mostraram de formas diferentes: em um dos casos, os valores eram cobrados para a participação no sorteio de uma premiação. A Kaspersky afirma que também foram comuns a criação de sites falsos que prometiam levar o usuário a grupos da plataforma.

Continua após a publicidade

Ao clicar no link, a vítima entrava em uma página de login falsa que solicitava suas informações pessoais, que eram roubadas ao serem inseridas. As páginas também colocavam os visitantes sob o risco de se tornarem alvos de malwares. Segundo Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky, é nítida a capacidade que criminosos possuem de se adaptar a novas tendências e mudanças de rotinas, seja para roubar dinheiro ou credenciais.

Como se proteger

"Spam e phishing ainda são algumas das formas mais eficazes de lançar ataques bem-sucedidos, pois jogam com as emoções humanas. A melhor coisa que os usuários podem fazer é desconfiar de qualquer e-mail inesperado e ter muito cuidado ao clicar em qualquer anexo de e-mail ou link que redirecionam diretamente a um site", aconselha. Confira algumas recomendações da Kaspersky para se manter seguro:

Continua após a publicidade
  • Verifique links antes de clicar: o processo pode ser feito deixando o ponteiro do mouse sobre eles, e é preciso ficar atento a erros de escrita e outras regularidades;
  • Sempre seja cauteloso, mesmo que uma mensagem de e-mail ou contato seja feito por um conhecido — há chances de que ele tenha sido hackeado e os criminosos estejam entrando em contato com seus conhecidos;
  • Ao acessar serviços bancários, sempre digite seus endereços e evite clicar em links recebidos por e-mails ou mensageiros;
  • Fique atento: empresas legítimas não pedem dados como CPF, número do cartão de crédito ou dados bancários por mensagens de e-mail.

A empresa de segurança também aconselha usuários a ficar atentos a mensagens que trazem senso de urgência, especialmente se elas exigem pagamentos ou transferências. A atenção a detalhes, aliado ao uso de ferramentas de proteção e sistemas atualizados, é suficiente para garantir proteção contra os golpes mais comuns, aos quais todos estão expostos de uma maneira ou outra.