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Golpes da Compra Confirmada foi lider de fraudes no e-commerce em 2021

Por| Editado por Claudio Yuge | 09 de Fevereiro de 2022 às 12h00

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Reprodução/Christina @ wocintechchat.com (Unsplash)
Reprodução/Christina @ wocintechchat.com (Unsplash)

O Dia da Internet Segura, data criada para ensinar a população mundial sobre os riscos na rede mundial de computadores, anualmente apresenta novas ameaças para enganar usuários e roubar desde dados até mesmo quantias monetárias — como aconteceu nesta terça-feira (8).

Tentando também alertar mais a população sobre essas questões, a OLX, em parceria com a AllowMe, realizou um estudo sobre as principais ameaças digitais que atingiram o comércio eletrônico em 2021. No levantamento, o golpe mais recorrente foi o da Compra confirmada, com 32% das ocorrências.

O prejuízo estimado com os golpes aplicados em 2021 foi de cerca de R$ 650 milhões, sendo os eletrônicos a categoria mais visada, com celulares estando no topo dos produtos utilizados para tentar enganar as vítimas.

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O perfil das vítimas e dos fraudadores

Segundo o levantamento, a maioria dos brasileiros que caíram em fraudes são homens, correspondendo a 77%, contra 23% de mulheres. Na idade, 73% das vítimas têm até 31 anos.

Em dados por região, a Sudeste é a que mais teve fraudes confirmadas, com o estado de São Paulo liderando com 46%, seguido por Rio de Janeiro, 11%, e Minas Gerais, 8%.

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Já no perfil dos fraudadores, o estudo identificou que a maioria dos golpes são praticados por associações criminosas que se articulam em rede, criam inúmeras contas falsas (utilizando dados válidos de pessoas) e tentam atrair o maior número de vítimas - seja com anúncios, seja com abordagens para comprar itens anunciados por clientes legítimos.

Os principais golpes no e-commerce em 2021

Por fim, o estudo da AllowMe e da OLX mostra quais são os principais golpes aplicados na internet durante 2021. Listamos eles a seguir:

  • Compra Confirmada: Liderando o ranking dos golpes mais aplicados em 2021 com 32%, o fraudador nesse golpe utiliza um falso comprovante de depósito com os dados da vítima e o envia por e-mail ou aplicativo de mensagem, fazendo a pessoa acreditar que o valor já foi depositado e entregue o produto da venda. Para prevenção, é importante sempre confirmar se os valores realmente foram enviados;
  • Anúncio Falso: O fraudador insere o anúncio de um produto nas plataformas de compra e venda, com o objetivo de atrair as vítimas. Na maioria das vezes, o produto é 40% mais barato que o valor de mercado. Imaginando ser uma oferta real, a vítima faz o pagamento e não recebe o produto. Para prevenção deste golpe, é importante sempre pesquisar sobre as lojas e também realizar pagamentos por meios que permitem reembolso;
  • Roubo de Dados: Os fraudadores estão atentos a oportunidades para roubar dados das pessoas e os utilizarem em golpes futuros. Por isso, nunca compartilhe número de celular, endereço de e-mail, CPF e dados bancários com terceiros. Também desconfie de links enviados para preencher vagas de emprego, que não sejam em páginas oficiais de empresas ou recrutadoras;
  • Invasão de Conta: Esse golpe pode acontecer de diversas formas: brechas de segurança, vazamento de dados, ou até mesmo com golpes que fazem o próprio usuário compartilhar os seus dados. A partir do momento que o fraudador tem acesso a essas credenciais, ele começa a usar as contas da vítima para se beneficiar ou para aplicar golpes em terceiros. Para prevenção, use senhas fortes e autenticação de múltiplos fatores.