Golpe promete “dinheiro em dobro” após transferência com Pix; entenda

Por Felipe Demartini | 18 de Janeiro de 2021 às 13h40
Divulgação/Banco Central do Brasil

Um golpe prometendo devolução em dobro do dinheiro transferido a determinadas contas via Pix seria o responsável pelo furto de milhões de reais de clientes de bancos brasileiros. A onda de fraudes ganhou força no último final de semana e, em determinado momento, chegou até mesmo a ser relacionada a uma falha de segurança em uma fintech nacional, enquanto outras instituições da mesma categoria divulgaram pronunciamentos afirmando se tratar “apenas” de uma tentativa de ludibriar clientes.

A ideia de que se trataria de uma brecha vem, em grande parte, do próprio modus operandi do golpe. De acordo com divulgação feita pelo Nubank, mensagens de texto, imagens e vídeos foram disseminadas em massa por hackers com a alegação de que falhas nos sistemas de instituições financeiras brasileiras e do próprio Pix poderiam levar uma devolução em dobro de valores transferidos, bastando apenas enviar montantes para contas específicas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Vídeos em redes sociais exibem funcionamento de suposta falha no Pix, que permitiria devoluções em dobro para transferências; Nubank afirma se tratar de golpe (Imagem: Capturas de tela/Felipe Demartini/Canaltech)

As chaves, entretanto, pertenceriam aos próprios golpistas e, desnecessário dizer, não resultavam na devolução de dinheiro algum. O Nubank é categórico ao afirmar que o suposto bug no sistema do Pix não existe, com a mensagens sendo focada apenas em enganar os clientes de instituições financeiras para a realização das transferências.

Por outro lado, vídeos e imagens compartilhadas nas redes sociais efetivamente indicavam a existência de um bug no Pix, mais especificamente no sistema de transferências do Superdigital, fintech que pertence ao Santander. Nas cenas, usuários demonstram como era possível receber devoluções em dobro do dinheiro enviado a determinadas contas por meio da tecnologia.

A indicação de se tratar de um problema no sistema veio quando, ainda no sábado, o Superdigital anunciou uma manutenção em seus sistemas de segurança que causaria a indisponibilidade do serviço durante algumas horas. A mensagem foi reproduzida pelo site Tecmundo, mas não pode mais ser localizada nas contas oficiais da fintech nas redes sociais.

Mensagem publicada pelo Superdigital no sábado (16) fala sobre indisponibilidades para manutenção de segurança; empresa não comenta sobre possíveis bugs no sistema de transferências (Imagem: Reprodução/Tecmundo)

O Canaltech entrou em contato com o Superdigital, que confirmou a realização de uma manutenção em seus sistemas de segurança no sábado. A fintech, entretanto, não comentou sobre eventuais falhas em seus sistemas de transferência por meio do Pix.

Dicas de segurança

Manter a desconfiança e ignorar mensagens desse tipo estão entre as orientações dadas pelo Nubank para que os clientes evitem serem vítimas de golpes desse tipo. As mensagens sensacionalistas e a urgência envolvidas nas comunicações fazem com que as supostas vítimas não pensem muito antes de realizarem as transferências, acabando por caírem nas fraudes. Segundo a fintech, as imagens e vídeos exibindo devoluções em dobro a partir de transferências usando Pix são falsas ou editadas.

Os golpes também se assemelham bastante a fraudes relacionadas a criptomoedas, nas quais os nomes de celebridades, investidores e outros indivíduos de renome são usados para validarem uma suposta entrega de valores em dobro para quem enviar dinheiro para um determinado endereço. Um caso desse tipo aconteceu na última semana, envolvendo o fundador da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, com canais roubados no YouTube também sendo utilizados para essa finalidade.

Fonte: Nubank, Tecmundo  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.