Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Golpe do Contato Quente: bandidos prometem limpar nome no Serasa

Por| Editado por Claudio Yuge | 08 de Setembro de 2022 às 16h00

Link copiado!

Golpe do Contato Quente: bandidos prometem limpar nome no Serasa
Golpe do Contato Quente: bandidos prometem limpar nome no Serasa

Um tal “contato quente” no Serasa é a nova artimanha dos criminosos para obter pagamentos indevidos dos cidadãos. Por meio de publicação em redes sociais ou comentários, os golpistas indicam serem capazes de limpar o nome das pessoas a partir de um amigo na instituição, mas para isso, enviam boletos de cobrança com taxas para que o serviço seja realizado.

A fraude foi assunto de um alerta da própria instituição, que também cita casos em que a promessa é de manipulação do Serasa Score, indicador que indica a saúde financeira dos cidadãos. Além desta, uma terceira via de fraude envolve a venda de manuais de melhoria na pontuação, que são fornecidos de graça no site oficial.

A organização aponta que os comentários indicando o tal “contato quente” são feitos em diferentes páginas e sites da internet, de diferentes assuntos e nem sempre relacionados a finanças. A ideia é atingir o maior número de pessoas possível, com o método sempre sendo a chamada para uma conversa privada, onde ocorre o convencimento da possível vítima e a cobrança de valores para um serviço que claro, nunca acontece.

Continua após a publicidade

Segundo o Serasa, entre maio e junho deste ano, houve um aumento de 190% nas menções a “contato quente na Serasa”. A instituição também trabalha para retirar do ar páginas, postagens e comentários que apliquem esse golpe, com 291 ocorrências eliminadas de janeiro a julho deste ano — o acumulado a partir de setembro ultrapassa a marca das 1,5 mil remoções em plataformas como Facebook e Instagram, principalmente.

O órgão pede que os cidadãos não acreditem em ofertas desse tipo. A única maneira de limpar o nome no Serasa é acertando as dívidas com os respectivos credores; não existem taxas adicionais para resolver tais pendências, enquanto a pontuação do Score é feita por meio de algoritmo, de maneira automática e a partir de diferentes atributos financeiros, sem possibilidade de manipulação.

A recomendação também envolve o não pagamento de boletos e eventuais tarifas que sejam cobradas pelos criminosos para uma suposta limpeza do nome. A instituição orienta, ainda, a leitura de manuais e publicações que estão disponíveis no site oficial, que auxiliam no entendimento do sistema e na busca por maior saúde financeira.