Publicidade

Golpe do "cartão de crédito da Shopee" promete limite alto para roubar seu PIX

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

Uma nova campanha de phishing, descoberta pela Swarmy explora a popularidade da Shopee para extorquir vítimas. As mensagens prometem um cartão de crédito nível gold com limite pré-aprovado de R$ 4.700 e zero anuidade, sem análise de crédito envolvida. São usados 332 domínios para alocar e espalhar o golpe, que pede um “valor para o frete” a ser pago pelos usuários.

A propaganda do golpe promete uma análise de crédito simplificada, sem consulta a SPC/Serasa e com limite alto no cartão. Quando resolve clicar, a vítima recebe “aprovação imediata” e é levada a uma tela de finalização, onde é informada de que deve pagar um valor de R$ 45,90 via PIX para ativar o cartão virtual imediatamente e receber o cartão físico.

Roubo de dados e extorsão

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Parte da tática é a urgência: ao receber a mensagem, a vítima é informada de que tem apenas 10 minutos para finalizar a transação, sob pena de ter a aprovação do crédito cancelada. Assim, pressionado, o usuário fica menos crítico e age sem pensar para garantir logo o limite, um uso exemplar da engenharia social para fraude e extorsão.

Segundo os pesquisadores, os golpistas também fazem coleta ilegal de dados: a análise de crédito envolve uma consulta a API externa que usa o CPF da vítima para coletar informações, de nome completo e da mãe a data de nascimento e outros dados sensíveis. Com isso, tentativas futuras de phishing podem ser feitas de maneira mais direcionada e elaborada.

Em comunicado, a Shopee lembra que não oferece cartões de crédito a clientes, recomendando não interagir ou fazer compras relacionadas a esse suposto serviço. A plataforma também pede aos usuários que não compartilhem dados pessoais ou bancários com qualquer um, conferindo as informações nos canais oficiais da empresa e usando apenas aplicativos e sites legítimos, sem acesso a partir de links de terceiros.

Leia também:

VÍDEO | O QUE É PHISHING? SAIBA COMO SE PROTEGER! #Shorts

Continua após a publicidade

Fonte: Ciso Advisor, Shopee