Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Golpe da Casa de Praia engana usuários com falsos anúncios de imóveis

Por| Editado por Claudio Yuge | 29 de Setembro de 2021 às 17h20

Link copiado!

Reprodução/ UOL
Reprodução/ UOL

O brasileiro já está voltando a sonhar com viagens de fim de ano, graças ao avanço da vacinação e os números atualmente otimistas da pandemia. Porém, para quem pretende passar as férias em casas alugadas, é melhor tomar cuidado com anúncios falsos na internet. 

No chamado "Golpe da Casa de Praia", golpistas estão clonando anúncios de imóveis disponíveis na internet e se passando pelos proprietários. Eles pegam todo material disponível da casa, como vídeos e fotos, e criam um anúncio com as informações de contato deles.

Os interessados entram em contato, e então a negociação do aluguel ocorre, com preços atraentes. Porém, o responsável pelo golpe sempre dar desculpas para não mostrar nada do imóvel além do que está no anúncio.

Continua após a publicidade

Por fim, após o pagamento, na maioria dos casos realizado via Pix, o golpista some, deixando os interessados sem dinheiro e sem o acesso ao suposto imóvel. 

Golpe do Aluguel em alta

Nas últimas semanas, segundo informado por matéria do Jornal da Band, as delegacias de São Paulo registraram dezenas de boletins de ocorrência de vítimas do chamado “Golpe da Casa da Praia”. Porém, o crime não é novo, com relatos de ocorrências dele no Rio de Janeiro em setembro de 2020, com o nome de "Golpe do Aluguel" 

Continua após a publicidade

Nas ocorrências do ano passado, o método usado pelos criminosos era o mesmo, com clonagem de anúncios legítimos e, após a realização de algum pagamento para o golpista, ele sumia, sem entregar chaves ou qualquer outra resposta para as vítimas.  

Para as vítimas conseguirem se prevenir deste golpe, as autoridades policiais recomendam os seguintes cuidados:

  • Desconfiar de aluguéis com valor muito abaixo do encontrado no mercado;
  • Confirmar a existência do imóvel no local informado;
  • Se possível, vá ou peça para alguém ir até o local para que tenha contato direto com o proprietário, evitando o que os únicos contatos sejam pela internet; 
  • Se for alugar através de corretoras ou sites, procure por plataformas que possuem garantias e proteção para pagamentos, e redobre o cuidado em sites de classificados em que não há intermediação de empresas;
  • Não efetue pagamento antecipado sem se certificar que o imóvel existe e que tratou diretamente com o proprietário. Na dúvida, não feche negócio;

Em caso de dúvidas, ou caso tenha sido vítima deste golpe, procure uma Delegacia de Polícia para que as devidas providências possam ser tomadas.

Continua após a publicidade

Fonte: Jornal da Band, G1, Imóvel Web