Gmail vai autenticar logotipos de empresas para evitar golpes de phishing

Por Felipe Gugelmin | Editado por Claudio Yuge | 12 de Julho de 2021 às 23h20
Reprodução/Business Insider

O Google anunciou nesta segunda-feira (12) um novo sistema de autenticação para o Gmail que pretende evitar que marcas famosas sejam usadas para transformar consumidores em vítimas de golpes de phishing. Um acordo realizado com o AuthIndicators Work Group prevê o uso da tecnologia de marca de identificação de mensagem (BIMI) para o uso de logotipos oficiais em e-mails enviados por empresas.

O BIMI é descrito por seus autores como uma “especificação de e-mail que permite o uso de logos controlados por marcas dentro de clientes de e-mail suportados”. Usando a autenticação DMARC, corporações vão poder incluir seus logotipos ao lado do título de cada mensagem, o que permitirá identificar remetentes legítimos de forma fácil.

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Segundo o Google, a exibição de logotipos só vai ser realizada quando as mensagens foram aprovadas pelo sistema de checagem do Gmail. Ao mesmo tempo em que traz mais segurança aos consumidores, a solução promete ser um meio de marcas garantirem uma experiência mais imersiva a seus públicos-alvo.

Imagem: Divulgação/Google Cloud Blog

Inicialmente, o processo de certificação das imagens usadas será feito pelas empresas Entrust Datacard e DigiCert. O Google vai realizar os primeiros testes com o sistema nas próximas semanas, trabalhando junto a um número limitado de parceiros não identificados e já está encorajando companhias interessadas a adotar a autenticação DMARC em seus sistemas.

Caso o piloto seja bem-sucedido, a gigante das buscas espera que o novo sistema de autenticação se torne uma parte padrão do Gmail dentro de alguns meses. No entanto, a empresa não vai forçar nenhuma parceira a adotá-lo, permitindo que o padrão seja usado somente por aqueles que acreditam nas vantagens trazidas por ele.

Fonte: Google Cloud Blog

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