Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gmail tem criptografia reforçada para impedir interceptação

Por| Editado por Claudio Yuge | 11 de Outubro de 2022 às 16h00

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google anunciou nesta terça-feira (11) uma mudança importante de segurança na suíte Workspace. A empresa vai reforçar a criptografia tanto no Gmail quanto no Calendar, a fim de impedir que as informações cheguem a mãos erradas.

A empresa vai oferecer suporte à tecnologia de criptografia no lado do cliente (CSE). Com o sistema ativado, as informações são cifradas ainda nos dispositivos do usuário e chegam aos servidores do Google já protegidas.

Na prática, isso significa que nem mesmo o Google tem as chaves de criptografia que seriam necessárias para decifrar o conteúdo que circula em seu servidor. Assim, nenhuma parte não-autorizada pode ler o que foi enviado; nem a empresa, nem cibercriminosos, nem autoridades.

Continua após a publicidade

O recurso não é exatamente uma novidade no Workspace, no entanto. A empresa já havia implementado a solução de criptografia em outros serviços do pacote de produtividade, mais especificamente no Google Docs e no Meet.

O plano do Google é liberar o suporte a CSE para usuários do Gmail até o fim deste ano. Já para o Calendar, a previsão é o lançamento da função em algum momento não especificado de 2023.

Segurança adicional no Google Workspace

Além da chegada do CSE ao Gmail e ao Calendar, o Google anunciou também novidades de segurança para o Chat. O serviço agora contará com prevenção contra perda de dados (DLP).

Continua após a publicidade

O recurso visa proteger contra vazamento de informações com a possibilidade de controlar o que funcionários compartilham em arquivos fora de uma organização para evitar a exposição de dados sensíveis, como informações confidenciais, números de identidade ou de cartões de crédito.

Apesar do anúncio, o Google não confirmou quando o recurso será integrado ao Chat.