Garmin sofre ataque de ransomware e serviços de smartwatches param de funcionar
Por Ramon de Souza | 23 de Julho de 2020 às 21h00
A Garmin, famosa empresa estadunidense especializada em dispositivos vestíveis com foco no mercado esportivo, se viu obrigada a paralisar boa parte de seus serviços devido a um ataque de ransomware sofrido nesta quinta-feira (23).
Um ransomware, vale lembrar, é um programa malicioso que infecta computadores e criptografa seu conteúdo, “sequestrando” todos os arquivos armazenados no próprio e requisitando um resgate em dinheiro (geralmente via criptomoedas).
Ao acessar o portal da marca (garmin.com), o internauta se depara com a seguinte mensagem: Nós estamos atualmente sofrendo uma interrupção que afeta o Garmin.com e o Garmin Connect. A interrupção também afeta nosso call center, e estamos impossibilitados de receber quaisquer chamadas, emails ou chats online. Estamos trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível e nos desculpamos pelo inconveniente.”
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Uma mensagem similar, porém mais curta, também existe na versão brasileira do site. Por conta da interrupção na plataforma Garmin Connect, diversos internautas usaram as redes sociais para reclamar da impossibilidade de sincronizar registros de atividades físicas dos smartwatches Garmin — ou seja, treinos e exercícios efetuados neste momento não poderão ser pontuados em seu painel de saúde.
De acordo com o ZDNet, a companhia em si não usou o termo “ransomware” em seus comunicados oficiais; contudo, diversos funcionários da marca usaram o Twitter para comentar que, sim, o problema em questão é fruto de uma infecção por esse tipo de vírus. A variante parece ser a WastedLocker, que foi identificada pela primeira vez a poucos meses atrás, mas tal informação é apenas uma especulação.
Simultaneamente, o portal de notícias chinês iThome divulgou um memorando interno compartilhado pela Garmin em suas fábricas em Taiwan, avisando sobre uma “manutenção programada” para 24 e 25 de julho. Porém, não se sabe se tal aviso antecipado foi uma mera coincidência ou uma forma sutil da fabricante preparar seus colaboradores para a queda dos sistemas.
Só a ponta do iceberg?
Como bem observado por alguns usuários do Twitter, a interrupção de serviços relacionados com os dispositivos vestíveis da Garmin podem ser a menor das preocupações para a companhia.
Afinal, vale lembrar que a empresa também fornece soluções para o mercado profissional e até para entidades governamentais, trabalhando em áreas muito mais críticas como aviação (sensores, paineis de instrumentos, transponders, sistemas de pilotagem automática, controle de tráfego aéreo etc.). Não sabemos, porém, se o ataque também afetou tais segmentos.