Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Falsos programas de trapaça para Roblox roubam dados de vítimas

Por| Editado por Claudio Yuge | 31 de Maio de 2022 às 21h00

Link copiado!

Roblox Corporation
Roblox Corporation

O Roblox, plataforma 3D de criação e compartilhamento de jogos, é um dos produtos online mais populares da atualidade, com quase 50 milhões de pessoas jogando-o diariamente no mundo todo — e esse escopo vem cada vez mais tornando o título algo que desperta a atenção dos criminosos virtuais, que após utilizarem cavalos de troia em agosto de 2021 para roubar dados de jogadores e, em 2022, já estão empregando ameaças mais críticas aos usuários.

Os dados são de um relatório da Avanan, empresa de segurança de colaboração e e-mail em nuvem e que faz parte da firma de proteção digital Check Point Software. Segundo o estudo, desde março de 2022, um mecanismo legitimo de script do One Drive, o Synpase X, está sendo utilizado de forma maliciosa e está mirando os usuários do Roblox, atraindo crianças entusiastas da plataforma através de campanhas que prometem códigos de trapaça (cheat) para o game.

Porém, quando a trapaça é executada, o que realmente acontece é que o script baixa arquivos maliciosos no computador da vítima, permitindo assim a exfiltração de dados do sistema Windows em que eles estão instalados, e o que se torna mais preocupante considerando que o Roblox é jogado principalmente por crianças, em computadores pessoais que contem com quase nenhuma proteção.

Continua após a publicidade

Além disso, com o cenário de trabalho mais inclinado, após a pandemia, a modelos híbridos em que o home-office é algo persistente, a ameaça também pode ser instalada por compartilhamento de rede ou de arquivos entre o computador da criança e de seus parentes, apresentando assim riscos corporativos, já que o malware em questão pode então ter acesso a dados confidenciais de empresas.

Como se proteger da ameaça do Roblox

Dada a preocupação tanto com crianças quanto com dados corporativos, é importante saber como proteger as máquinas da ameaça. Nesse contexto, a Avanan recomenda as seguintes medidas para proteção digital:

Continua após a publicidade
  • Evite ao máximo baixar arquivos de sites não confiáveis em computadores de trabalho;
  • Empregue segurança de varredura de malware em aplicativos de compartilhamento de arquivos, como OneDrive ou Google;
  • Implemente software antivírus em todos os computadores, incluindo os pessoais;
  • Explique para as crianças os perigos da internet e as possíveis consequências de uma infecção online.