Fake news: como identificar uma informação falsa na internet?

Fake news: como identificar uma informação falsa na internet?

Por Lu do Magalu | 17 de Setembro de 2021 às 11h00
twenty20photos/envato

Nos últimos anos, o fenômeno das notícias falsas, também conhecidas como “Fake News”, mudou muito a maneira como as pessoas consomem informações na internet. Afinal, elas estão em muitos lugares e em diferentes formatos, até mesmo em áudio e vídeo.

Em especial nas redes sociais, quem nunca recebeu uma notícia de procedência “duvidosa”, né? Essas informações são normalmente divulgadas a fim de confundir as pessoas sobre fatos e acontecimentos. Um exemplo recorrente, são aquelas mensagens que tem o selinho de “frequentemente encaminhadas” no WhatsApp, sabe? Por isso, é muito importante tomar cuidado ao encontrar e divulgar essas notícias na internet.

Sabia que você pode investigar com facilidade se uma informação é verdadeira na internet? Dá só uma olhadinha nessas dicas!

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como verificar se uma informação é falsa ou verdadeira na internet

Quando você encontrar uma informação suspeita que seja “bombástica” ou “exagerada” sobre algum assunto, existem algumas maneiras de checar se aquela informação é verdadeira.

1. Procure pela fonte e autoria da notícia

Caso você esteja desconfiando de uma informação que recebeu, a primeira coisa a se fazer é: procurar pela fonte e autoria daquela notícia. Se você recebeu aquela notícia de um familiar ou amigo, vale também perguntar: por onde aquela pessoa recebeu aquela informação.

Porque mesmo quando vindo de pessoas confiáveis, é possível se surpreender com notícias falsas. Então, fique de olho! Se você encontrar uma notícia sem fonte ou autoria, é importante desconfiar.

Também vale jogar o título da notícia no Google, assim você pode ver se existem outros veículos falando sobre aquela informação.

2. Sempre verifique a veracidade dos fatos

Os fatos precisam ser verificáveis. Então, procurar pelos fatos da informação no Google e verificar se diversas fontes dizem a mesma coisa sobre aquela informação, também é outra maneira de checar se uma notícia é verdadeira.

Fazer isso é mais simples do que você imagina. Por exemplo, se você receber uma notícia dizendo que: “Apple anuncia compra da Google, ações disparam no mercado”. Você pode pesquisar pelas palavras chaves e fatos da notícia para verificar se essa informação é verdadeira.

3. Também desconfie de imagens

Nem tudo que as imagens mostram também é verdade. Mas, sabia que você pode checar a origem de uma imagem no Google? A ferramenta de pesquisa tem uma função de busca por imagem. Você pode acessá-la clicando aqui.

Para fazer isso é bem simples, você pode salvar uma imagem no seu computador ou celular e depois colocá-la na pesquisa do Google Imagens. Essa função também está disponível no aplicativo do Google para celular.

Assim, pesquisando por uma a imagem você pode ver todo seu histórico de uso na internet. Então, é muito importante sempre investigar.

Gostou dessa matéria? Compartilhe essas dicas com seus amigos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.