Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Exército dos EUA deixará de usar disquetes para ordenar ataques militares

Por| 18 de Outubro de 2019 às 12h34

Link copiado!

Exército dos EUA deixará de usar disquetes para ordenar ataques militares
Exército dos EUA deixará de usar disquetes para ordenar ataques militares

Acredite se quiser, mas o Exército dos Estados Unidos, considerado o mais poderoso e bem equipado do mundo, ainda fazia uso de disquetes de 8 polegadas e um computador dos anos 70 para coordenar ordens de lançamento nuclear que viessem diretamente do presidente.

Porém, finalmente este equipamento foi substituído. Agora, o comando estratégico dos EUA anunciou que usará "solução de armazenamento digital de estado sólido altamente segura", segundo palavras do tenente-coronel Jason Rossi, ao site ao c4isrnet

Há um motivo: segurança

O armazenamento é usado em um sistema antigo chamado SACCS — Strategic Automated Command and Control System (ou Sistema Estratégico de Comando e Controle Automatizado na tradução livre). Ele é usado pelas forças nucleares dos EUA para enviar mensagens de ação de emergência dos centros de comando para as forças de campo e é basicamente inatacável. A razão: foi criado muito antes da existência da Internet. "Você não pode invadir algo que não tem um endereço IP. É um sistema único — é antigo e é muito bom", afirmou Rossi.

Continua após a publicidade

O Departamento de Defesa planejava substituir o antigo computador IBM Series/1 SACCS e "atualizar suas soluções de armazenamento de dados, processadores de expansão de portas, terminais portáteis e terminais de desktop até o final do ano fiscal de 2017", informou o Departamento em 2016. A Força Aérea não revelou se esse projeto está completo, mas disse que aprimorou a velocidade e a conectividade do SACCS.

Apesar da idade do sistema, a Força Aérea está confiante em sua segurança e tem um bom controle sobre sua manutenção. Por outro lado, a instalação de um sistema totalmente novo não é tão fácil quanto parece. "Você deve ser capaz de certificar que um adversário não pode assumir o controle dessa arma, que ela poderá fazer o que deve fazer quando a chamar", disse o presidente do Conselho Científico da Força Aérea, Dr. Werner. JA Dahm, ainda em 2016.

Fonte: Engadget