Publicidade

Estudo mostra que gerenciar senhas por navegadores coloca empresas em risco

Por| Editado por Claudio Yuge | 30 de Julho de 2021 às 19h20

Link copiado!

Divulgação/Mohamed Hassan/Pixabay
Divulgação/Mohamed Hassan/Pixabay

Praticamente todo navegador moderno oferece aos usuários a opção de salvar e preencher senhas automaticamente. Embora muitos usem esse recurso pela praticidade, ele também representa uma fonte rica de informações para cibercriminosos — que podem iniciar ataques com grande impacto caso invadam contas que fazem parte de uma estrutura empresarial.

Um estudo conduzido pela ThycoticCentrify afirma que, embora o gerenciamento de senhas por navegadores não seja recomendado, mais de um terço dos empregados de grandes companhias ainda recorrem a ele. Segundo Joseph Carson, chefe de segurança da empresa, ao ganhar acesso a somente uma dessas contas é possível invadir diversos serviços a partir das senhas associadas a ela.

“Isso torna muito mais fácil para um atacante elevar privilégios sem ser detectado e ganhar acesso aos endereços de e-mail do usuário, aplicações de nuvem da companhia, ou até mesmo dados sensíveis”, explica. “Se o empregado salvou diversas senhas dentro do navegador, um atacante pode verificar se todas são iguais ou simples variantes, como diferenças de um único caractere”.

Continua após a publicidade

A TychoticCentrify entrevistou aproximadamente 8 mil pessoas e afirmou que quase 25% delas também relatou que usam a mesma senha em sites diferentes. A empresa acredita que, embora seja comum que empresas possuam políticas que proíbem situações como essa de acontecer, parece que nem sempre as comunicações entre o setor de segurança e outras divisões parecem funcionar.

Gerenciadores de senha são as melhores opção

Carson explica que há métodos de gerenciar automaticamente senhas, mas sem colocá-las em risco. Ele recomenda que os usuários devem recorrer a opções que gerem senhas randomicamente, evitando que elas sejam repetidas e fáceis de acessar — solução que deve ser usada junto à autenticação em dois fatores, que garante que acessos indesejados não vão acontecer mesmo que as combinações sejam descobertas.

Continua após a publicidade

Há diversas opções disponíveis no mercado, cada uma adequada às necessidades de cada pessoa ou organização — clique aqui para conferir uma seleção feita pelo Canaltech. A ThycoticCentrify defende que cada empresa deve adotar um modelo próprio de gerenciamento de senhas, bem como no escopo do acesso que cada usuário deve ter.

Fonte: The Register