Snowden afirma que Allo, novo aplicativo do Google, é "inseguro"

Por Redação | 20 de Maio de 2016 às 16h35
photo_camera Reprodução/The Guardian
TUDO SOBRE

Google

Um dos mais populares especialistas em segurança digital do mundo, Edward Snowden alertou seus seguidores do Twitter em relação ao uso do novo aplicativo de mensagens do Google, o Allo. Segundo ele, o app é perigoso, uma vez que não integra a criptografia de ponta a ponta (end-to-end) como característica padrão. Isso deixaria os usuários vulneráveis a possíveis interceptações que podem resultar em vazamento de dados.

"A escolha do Google de desativar a criptografia de ponta a ponta por padrão no novo aplicativo de chat Allo é perigosa e torna o app inseguro", disse o ex-agente da NSA. "Evite [o Allo] por enquanto", alertou. Diferentemente do WhatsApp e do Telegram, o aplicativo do Google adota a criptografia end-to-end apenas quando o usuário habilita manualmente o Modo Anônimo.

Responsável pela segurança do aplicativo, Thai Duong afirmou que sua intenção era que o Modo Anônimo fosse implementado como padrão para todas as conversas no app. "A pergunta do momento é: se o modo incógnito com criptografia de ponta a ponta e mensagens que desaparecem são tão úteis, por que não é padrão no Allo? Meu desejo era que fosse padrão, mas, mesmo assim, nem tudo está perdido", disse o desenvolvedor.

Seja como for, o objetivo do Google com o Allo é competir de igual com os principais mensageiros do mercado, como WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger. Apesar das diversas críticas envolvendo a segurança de seu novo app, o Google ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Fonte: CNET

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.