Publicidade

5 dicas para não cair no golpe do falso emprego

Por| Editado por Claudio Yuge | 29 de Outubro de 2021 às 21h20

Link copiado!

Envato/stevanovicigor
Envato/stevanovicigor

O número de desempregados atualmente no Brasil, segundo o IBGE, é de cerca de 14,8 milhões. O número, alto, além de ser uma informação triste sobre a população do país, também atraindo golpistas, que aproveitam a vulnerabilidade dos cidadãos sem trabalho para aplicar golpes de falsos empregos em diversos canais, incluindo o WhatsApp.

Normalmente, as vagas do golpe instruem as vítimas a preencherem formulários com dados como nome, CPF, endereço, telefone e informações bancárias, com o objetivo de coletar essas informações e usá-las em atos maliciosos. Em uma outra variação, os golpistas divulgam a vaga e informam que o candidato tem que pagar uma taxa para poder entrar no processo seletivo.

Segundo Andréia Girardini, diretora de Pessoas & Cultura no GetNinjas, esses golpes voltaram com força durante a pandemia, pois os criminosos enxergaram o uso de recursos digitais como um aliado. “Os fraudadores estão cada vez mais sofisticados para agir de má-fé com as pessoas", afirma a recrutadora.

Continua após a publicidade

Por sorte, conforme Andréia destacou, existem alguns sinais que evidenciam a tentativa de golpe. Confira a seguir alguns alertas para você conseguir evitar esse tipo de fraude:

Identificação

Quando se trata de uma tentativa de fraude, o golpista costuma não se identificar. Além disso, na maioria das vezes, as mensagens detalhando as vagas são bem genéricas. Por isso, é importante saber com quem você está falando, para qual empresa a vaga pertence e buscar informações sobre a vaga no site da empresa antes de iniciar uma conversa sobre a oportunidade de trabalho.

Elasticidade salarial

Continua após a publicidade

Salário muito alto para poucas horas de trabalho? Fique alerta. É natural a existências de salários diferentes entre empresas, mas é importante sempre estar ligado na média salarial do cargo concorrido para não ser conquistado por valores altos usados nos golpes.

Informações pessoais

Quando você está se candidatando para uma vaga, é muito importante ter em mente que na primeira fase do processo seletivo, o recrutador só vai precisar de informações como o nome, sobrenome e dados para contato. Andréia destaca que é importante não fornecer número de documentos, como RG ou CPF, já que, muitas vezes, o intuito dos criminosos é ter acesso a estes dados para fazer fraudes no nome das vítimas.

Continua após a publicidade

Taxas e cursos como pré-requisito

As empresas não podem exigir um determinado curso ou cobrar taxas como pré-requisito para participar de um processo seletivo. “Sempre que você tiver que fazer um curso obrigatório para se candidatar para determinada vaga, corra! Porque, provavelmente, eles estão querendo tirar dinheiro de você”, afirma Andréia.

Links incomuns

Continua após a publicidade

Desconfie de anúncios de vagas com links não identificáveis, que possuem letras soltas e sem organização lógica. Esses endereços bagunçados são mais, pois é um indício de tentativa de roubo de dados pessoais, por meio de golpes de phishing.

É importante frisar que com o aumento do trabalho remoto, é comum receber contatos por redes sociais ou via WhatsApp, então, é importante conseguir diferenciar as mensagens e identificar a possibilidade de golpe rapidamente. Para isso, é recomendado que, ao receber informações sobre uma oportunidade de emprego, os candidatos busquem pelo processo no Google, para ver se a vaga realmente existe.