Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cuidado! Golpes que prometem o saque do FGTS voltam a ganhar força

Por| Editado por Claudio Yuge | 01 de Junho de 2021 às 23h20

Link copiado!

Cuidado! Golpes que prometem o saque do FGTS voltam a ganhar força
Cuidado! Golpes que prometem o saque do FGTS voltam a ganhar força

Com o anúncio do calendário de saques-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), voltaram a crescer os golpes que prometem dinheiro garantido em troca de dados sensíveis. Segundo o dfndr lab, do grupo PSafe, um novo golpe que promete o recebimento de valores até R$ 3,9 mil já foi detectado mais de 10 mil vezes desde seu surgimento.

O número representa a quantidade de vezes que o link malicioso foi clicado ou compartilhado através de comunicadores como o WhatsApp. Ao cair no golpe, os usuários ficam vulneráveis ao roubo de dados pessoais que podem ser usados para realizar o saque indevido do benefício pelos meios oficiais. Além disso, criminosos também usam as informações obtidas para abrir contas em bancos, assinar serviços online, entre outras ações.

Continua após a publicidade

Como se proteger

O dfndr lab dá as seguintes orientações:

  • Use soluções de segurança em seu smartphone capazes de detectar malwares e alertar sobre links perigosos;
  • Não clique em sites desconhecidos compartilhados por comunicadores instantâneos ou redes sociais;
  • Na dúvida, não compartilhe mensagens e desconfie daquelas que prometem muitas vantagens;
  • Procure por meios oficiais para obter informações sobre o saque do FGTS e só use os aplicativos oficiais da Caixa Econômica Federal.

“Outro problema é quando a vítima compartilha o falso site com seus contatos, tornando-se um vetor de disseminação do golpe, o que garante aos cibercriminosos um crescimento acelerado dos ataques”, explica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab. A dinâmica dos golpes é semelhante a outras ações recentes, como a que prometia o saque do Auxílio Emergencial do Governo.

Continua após a publicidade

O caso lembra o registrado pela PSafe em julho do ano passado, quando mais de 100 mil pessoas foram afetadas por meio de mensagens no WhatsApp. Usando interfaces que emulam o Facebook e comentários de redes sociais, os criminosos atuam de forma cada vez mais sofisticada, então é preciso ficar atento para não cair em um golpe por acidente.