Publicidade

Criminosos estão roubando dados de celulares ao trocarem telas quebradas

Por| 22 de Agosto de 2017 às 10h17

Link copiado!

Criminosos estão roubando dados de celulares ao trocarem telas quebradas
Criminosos estão roubando dados de celulares ao trocarem telas quebradas

Quebrar a tela do celular é um problema que muitos usuários, infelizmente, já se depararam. Mas além dos problemas estéticos e funcionais que uma simples queda pode causar ao smartphone, pesquisadores descobriram que uma troca de tela pode abrir caminho para que pessoas mal-intencionadas possam roubar os dados do aparelho. Uma equipe da Universidade de Ben-Gurion, em Israel, descobriu que uma simples alteração no display do dispositivo pode levar os usuários a terem seus dados espionados e coletados por outros indivíduos.

Isso acontece devido a adição de um chip esteticamente imperceptível na tela do smartphone. Esse chip interage com o sistema operacional do dispositivo, permitindo que os criminosos possam roubar informações e acessar conteúdos sensíveis dos usuários.

Inicialmente, os testes mostraram que a vulnerabilidade está presente nos dispositivos iOS, mas isso não significa, como os próprios pesquisadores observaram, que ela não pode ser explorada em outras plataformas.

Após a instalação do componente, a solicitação para acesso aos dados do sistema é feita através de um ataque chip-in-the-middle, permitindo que os criminosos tenham acesso imediato aos smartphones. Feito isso, os hackers exploram as vulnerabilidades no driver que realiza a interação com o sistema operacional do dispositivo sem que os usuários percebam, burlando, inclusive, alguns softwares de proteção instalados no aparelho.

Continua após a publicidade

Segundo os pesquisadores, os atacantes podem ter acesso a diversos tipos de informações, como os códigos de desbloqueio do aparelho, dados de aplicativos e até mesmo quais toques estão sendo feitos na tela. Com essas informações, os criminosos podem trabalhar para direcionar os usuários a sites de phishing simulando toques na tela e realizar vários outros tipos de ataques.

Com os sistemas operacionais cada vez mais protegidos e aplicativos de segurança sendo atualizados constantemente com novas ameaças, o acesso ao hardware é um grande atrativo para os criminosos. Assim, é importante verificar sempre a confiabilidade das assistências técnicas de dispositivos eletrônicos, dando prioridade às redes autorizadas das fabricantes.

Continua após a publicidade

Fonte: Pplware