Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como usar o Modo Confidencial para enviar e-mails pelo Gmail

Por| Editado por Claudio Yuge | 09 de Setembro de 2022 às 22h00

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Google

O Gmail, cliente de e-mail do Google, é um dos mais populares do mundo, sendo o favorito de 28,13% dos usuários desse tipo de serviço no mundo. Essa preferência, em muitos casos, é, digamos, compulsória, já que uma conta no serviço é necessária para poder usar um celular com Android ou em empresas que usam o Google Workspace.

O uso corporativo da ferramenta faz com que muitas informações confidenciais precisem transitar pelo Gmail. Embora o serviço não tenha mecanismos de criptografia tão avançados, como os presentes em clientes de e-mail mais avançados, como o Mozilla Thunderbird, o Google disponibiliza uma ferramenta interessante para aumentar a segurança da comunicação, o Modo Confidencial.

Esse modo de uso ajuda o Gmail a proteger informações que não podem vazar do acesso autorizado. Nele é possível definir mais fatores de segurança, como data de validade para a mensagem se autodestruir, senha de acesso e até mesmo revogação da autorização para leitura do conteúdo. Além da proibição da impressão, encaminhamento ou download do e-mail.

Continua após a publicidade

Passo a passo para usar o modo confidencial do Gmail

1- Abra o Gmail no seu navegador da web e faça login;

2- No canto superior esquerdo, clique em “Escrever”, para redigir um novo e-mail;

Continua após a publicidade

3- Na tela de redação de e-mail, clique no ícone de um cadeado com um relógio, o terceiro da direita para a esquerda;

4- O passo seguinte é definir o período para que a mensagem expire e se será necessário ou não inserir uma senha para abrir a mensagem;

Continua após a publicidade

5- Escreva o e-mail normalmente;

Continua após a publicidade

6- Insira o telefone para onde será enviada a senha para abrir o e-mail e clique em “Enviar”.

O destinatário receberá um e-mail com um link para visualizar a mensagem. Após clicar no link, uma nova aba do navegador será aberta. Nessa guia, ele terá que clicar em um link para receber a senha por SMS. Depois disso, basta que ele insira no pop-up e clique em “enviar”. Pronto, ele poderá ler a mensagem de maneira segura.