Como ativar a autenticação em duas etapas no iPhone ou iPad

Por Felipe Demartini

Em um mundo de invasões a dispositivos, golpes digitais, hackers de olho em qualquer deslize seu e serviços digitais sendo invadidos, ter uma conta segura é importantíssimo. Mas ao contrário do que muita gente pensa, não é suficiente, apenas, ter uma senha forte ou até mesmo utilizar a mesma palavra-chave apenas uma vez por plataforma.

Em serviços importantes, como os de email, redes sociais e, principalmente, a conta associada a seu celular, mecanismos adicionais são mais do que importantes – são imprescindíveis. São estas as contas que representam o Santo Graal para os criminosos digitais, por, na maioria dos casos, abrirem completamente as portas para os dados e informações pessoais dos sigilosos. Que levante a mão quem, neste momento, não possui pelo menos um tipo de dado sensível registrado no celular, e não gostaria de vê-lo sendo divulgado amplamente na internet.

É justamente aí que a autenticação em duas etapas entra como um dos métodos mais importantes de proteção de contas. Basicamente, ela exige não apenas a senha, mas também um código numérico, enviado a um dispositivo de confiança, de uso único e restrito. Sendo assim, por exemplo, um hacker precisa possuir não apenas a sua palavra-chave, mas também estar com o seu celular na mão, para que consiga acesso à sua conta.

Icloud

No caso da Apple, essa tecnologia ganhou um incremento ainda maior, desde que o usuário tenha em mãos dois dispositivos com o iOS ou o OS X, em um processo que a empresa chamou de “verificação em duas etapas”. Apesar dessa cama adicional de segurança, o uso da autenticação convencional em dois fatores também está disponível. Neste tutorial, você vai aprender a ativar os dois métodos, de acordo com sua necessidade e disponibilidade de equipamentos.

Verificação em duas etapas tradicional

O processo, aqui, permite que a verificação de identidade seja feita entre o iOS e dispositivos rodando qualquer outro sistema operacional, ou versões anteriores da plataforma da Apple. Além disso, é um passo necessário para que a autenticação feita entre dois aparelhos da Maçã seja ativada, algo de que vamos falar posteriormente.

Verificação duas etapas iOS

Para começar, acesse o site appleid.apple.com e faça o login normalmente com seu email e senha. Na tela seguinte, localize a opção “Verificação em dois passos”, na segunda divisória de conteúdo, e selecione “Começar...”. Você deverá responder a duas perguntas de segurança, faça isso para seguir em frente.

Verificação duas etapas iOS

A tela acima é informativa, demonstrando apenas de que maneira o sistema funciona. Clique em “Continuar” e, na janela seguinte, insira um número de telefone válido, que pode ser o seu ou de alguém de confiança, desde que, claro, ele esteja apto a receber ligações ou mensagens SMS. Clique em “Continuar”.

Verificação duas etapas iOS

Uma mensagem de texto será enviada para o celular cadastrado. Quando recebê-la, copie o código de quatro dígitos e digite-o na janela, clicando em “Verificar”. Na tela seguinte, estarão listados os aparelhos compatíveis com o método de verificação entre os sistemas operacionais da própria Apple. Esteja a lista cheia ou vazia, clique em “Continuar”.

Verificação duas etapas iOS

No passo seguinte, anote a chave de recuperação que é exibida na tela. Ela serve para casos em que o usuário perde o celular cujo número foi associado à Apple ID, ou esteja sem algum dos dispositivos de confiança cadastrados na conta. Guarde este código, pois ele é a garantia de que você não ficará “trancado para fora” de sua conta em caso de uma eventualidade. Para garantir que você efetivamente fez isso, a Maçã solicita que você digite o código na janela seguinte.

Estamos finalmente no último passo. Nesta janela, estão exibidas informações sobre como tudo vai funcionar daqui em diante. Marque a caixinha “Compreendo as condições acima” e, finalmente, escolha “Ativar verificação em dois passos” para que o método adicional de segurança seja ativado.

Verificação entre aparelhos com iOS ou OS X

A grande diferença entre a autenticação convencional e aquela que interliga os dispositivos da Apple é a presença de um passo adicional. Em vez de simplesmente receber um código autenticador, o processo da Maçã inclui também uma visualização da localização geográfica de quem está tentando logar na conta. Caso a tentativa seja desconhecida, dá para saber melhor de onde está vindo a suposta tentativa de invasão e bloqueá-la de imediato.

Para que o método funcione, é preciso que os aparelhos estejam rodando as versões 9 do iOS ou El Capitan do OS X. Além disso, o método tradicional de verificação em duas etapas já deve estar ativado, com um número de telefone válido cadastrado. Esta opção apenas funcionará caso, por exemplo, seu celular seja um iPhone compatível.

Verificação duas etapas iOS

Para começar, acesse o menu de “Ajustes” e vá à opção “iCloud”. Clique sobre o nome de sua conta na parte superior da tela. Você deverá inserir a senha de sua conta para continuar.

Verificação duas etapas iOS

Selecione a opção “Senha e segurança” e, na sequência, clique em “Configurar verificação em duas etapas”, clicando em “Continuar”. Confirme o número de telefone cadastrado e complete o processo.

A partir de agora, toda vez que uma nova tentativa de login em sua conta for realizada, um pequeno mapa com a localização aproximada do usuário será exibido na tela de seu aparelho cadastrado. Com a aprovação, você seguirá os passos convencionais normalmente, recebendo um código que deverá ser usado para acessar a conta.

Esse método de verificação vale para todas as alterações importantes em seu Apple ID, como mudanças em perguntas de segurança ou modificação de senha. Entretanto, uma vez que o usuário esteja logado, essa autenticação não acontece para ações como compras na App Store, por exemplo, ou aquisições de itens in-app. Entende-se que, uma vez validado, o acesso é seguro, então, esse processo somente é realizado uma vez por dispositivo.

Desativando a verificação

Para desativar o processo, basta acessar o site appleid.apple.com e fazer o login com seu email e senha – um código pode ou não ser enviado para seu celular ou dispositivo de confiança, caso você tenha utilizado esse serviço antes no mesmo computador ou aparelho.

Verificação duas etapas iOS

Seja como for, clique em “Editar” no segundo bloco de conteúdo, relacionado à Segurança, e na sexta e última opção, selecione “Desativar verificação em dois passos”. Confirme a operação na janela seguinte.

Verificação duas etapas iOS

Você terá que definir novas perguntas e respostas de segurança, informar sua data de nascimento e, se quiser, cadastrar um email adicional. Na sequência, verá na tela a confirmação de que a autenticação em duas etapas foi desativada, e que sua conta voltou a ser protegida apenas por senhas e outros métodos convencionais.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.