Publicidade

Coinbase confirma vazamento de dados de usuários após ataque cibernético

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Marcelo Salvatico/Canaltech
Marcelo Salvatico/Canaltech

A Coinbase confirmou o vazamento de dados de usuários da corretora de criptomoedas. A empresa sofreu um ataque cibernético pesado em seu sistema, e disse que reembolsará os clientes afetados.

A Coinbase é uma das maiores corretoras de criptomoedas dos EUA. Na plataforma, é possível comprar, vender e armazenar criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum. 

De acordo com a corretora em um documento às autoridades dos Estados Unidos, um hacker entrou em contato com a empresa nesta semana e alegou ter acesso aos dados pessoais dos usuários. No mesmo contato, o agente malicioso solicitou US$ 20 milhões para evitar o vazamento. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Entre os dados estavam os nomes, endereços, e-mail, número de telefone e os quatro últimos dígitos de um documento pessoal do cidadão estadunidense, o Social Security Number (SSN). Além destes, foram roubados também informações internas da empresa.

Ao portal TechCrunch, a porta-voz da Coinbase Natasha LaBranche afirmou que menos de 1% dos clientes da corretora foram afetados. O número ainda é considerável, já que possuem mais de 9 milhões de usuários ativos mensalmente. 

Empresa não pagará o resgate

Em um vídeo nas redes sociais, o CEO e cofundador da Coinbase, Brian Armstrong, afirmou que não pagaria a quantia ao hacker, e propôs os mesmos US$ 20 milhões “à qualquer informação que leve estes agentes maliciosos à prisão”. 

A empresa afirmou também que o hacker conseguiu as informações com a ajuda de diversos funcionários que trabalham em cargos de suporte ao cliente de fora dos Estados Unidos

Os funcionários tinham acesso aos sistemas da corretora, onde estavam os dados sensíveis dos usuários. Todos os envolvidos já foram demitidos, segundo a Coinbase.

Veja também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?