Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Clientes do Itaú estão recebendo SMS com link que leva a site falso do banco

Por| 06 de Setembro de 2018 às 22h05

Link copiado!

CBS News
CBS News

Segundo denúncia feita nesta quinta-feira (6) pelo leitor Frederico Burlamaqui, que divulgou o caso em seu perfil no Facebook, um novo golpe está sendo enviado via mensagem de texto para clientes do banco Itaú.

De acordo com o denunciante, um SMS suspeito proveniente de um número com DDD 85 (um dos mais utilizados para golpes via telefone, por sinal) alerta para um suposto bloqueio do aplicativo do banco, pedindo para que o cliente acesse o link presente na mensagem para que a situação seja regularizada.

Além do número estranho, a mensagem está formatada de um maneira que deixa claro se tratar de um golpe — mas muitas pessoas acabam caindo na armadilha.

Continua após a publicidade

Caso o cliente acesse o link, ele é direcionado para uma página falsa bastante parecida com a página real do Banco Itaú. A semelhança é realmente assombrosa, e é nítido o cuidado que os golpistas tiveram ao projetá-la. Apesar disso, é só dar uma olhada rápida no endereço (URL) da página para constatar que não se trata do site do Itaú.

Somente pelas imagens não é possível afirmar que o objetivo do golpe é o roubo de dados do usuário, mas pelo tipo da página a que o usuário é direcionado é bem provável que essa seja a intenção. Esse tipo de golpe é conhecido como "phishing", em que o usuário é levado a acreditar que está acessando uma página ou app verdadeiros, quando, na verdade, uma tela falsa pede que ele informe seus dados, que acabam indo diretamente para as mãos dos cibercriminosos.

Agradecemos ao leitor Frederico Burlamaqui pela denúncia e pelas imagens, e lembramos a todos que, para proteger seus dados, é recomendado que não se acesse nenhuma página de banco que não sejam pelos canais oficiais da instituição.