China lança campanha de "purificação" da Internet para restringir conteúdo
Por Munique Shih • Editado por Claudio Yuge |

Com a proximidade da chegada dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim e a comemoração do ano novo lunar, também conhecido como Festival da Primavera, as autoridades chinesas iniciaram um plano para eliminar qualquer conteúdo considerado ilegal pelo governo da internet.
- China quer controle estatal para evitar "algoritmos inadequados" na internet
- Bing desativa as sugestões de pesquisa na China sob ordens do governo
A Administração do Ciberespaço da China (CAC) anunciou na última terça-feira (25) que sua campanha de "purificação" da Internet, com prazo de duração de um mês, pretende criar um "ambiente on-line saudável, feliz e pacífico".
Segundo o plano da CAC, a campanha tem como foco manter o "equilíbrio" do ambiente digital. Os principais sites de mídia, listas de pesquisa de tópicos de tendências, janelas pop-up e páginas com conteúdos importantes como jornais devem ser gerenciadas com maior cuidado para apresentar "informações positivas".
O órgão acrescentou que conteúdos considerados obscenos, violentos ou ruins devem ser eliminados para criar uma "atmosfera on-line mais positiva". A campanha de um mês também tem como objetivo reprimir comportamentos online que demonstrem "ostentação vulgar de riqueza", "adoração ao dinheiro" e "superstição".
Rumores online e celebridades que violem as regras das autoridades também sofrerão escrutínio, informou o regulador. A repressão a cultura das celebridades tem sido recorrente no ambiente digital da China, o governo acredita que a busca incessante por atenção online está “envenenando” as mentes dos jovens do país e causando a deterioração dos "valores dominantes" na sociedade chinesa.
Há muitos meses as autoridades chinesas buscam erradicar conteúdo "insalubre" dos programas, banir celebridades com "política incorreta" ou "estilo afeminado" e cultivar uma atmosfera "patriótica".
No ano passado, por exemplo, as obras da atriz chinesa Zheng Shuang foram removidas de emissoras, sites e apps de vídeo por ela ter cometido evasão fiscal. A celebridade foi multada em US$ 46 milhões (R$ 250 milhões).
A nova campanha que ocorrerá durante o período do Festival da Primavera não é uma novidade. Em 2021, o regulador do ciberespaço já havia lançado uma campanha similar chamada de "Limpa e Brilhante" com duração de dois meses, para reprimir comportamentos considerados incorretos no meio digital, incluindo fenômenos relacionados ao setor de entretenimento, como o "círculos de fãs", que se refere a grupos online onde milhões de fãs apaixonados se reúnem para apoiar seus ídolos.
Fonte: CNN