Publicidade

Campanha #desligueotelefone alerta sobre golpes em ambiente virtual

Por| 16 de Março de 2023 às 18h20

Link copiado!

NordWood Themes/Unsplash
NordWood Themes/Unsplash

O Dia Internacional do Consumidor foi celebrado nesta quarta-feira (15), contudo, uma campanha lançada pelo Procon Paraná merece ficar sempre presente para todos como um alerta sobre golpes em ambiente virtual: a iniciativa #desligueotelefone tem com mote a ação de desconectar as chamadas de desconhecidas para diminuir fraudes e evitar que as pessoas passem informações sensíveis a criminosos.

A iniciativa é da Secretaria estadual da Justiça e Cidadania, à qual o Procon-PR é vinculado, e orienta o consumidor para que desligue o telefone sempre que receber ligações de alguém se passando por gerente ou funcionário de banco. Dessa forma, a possível vítima evita cair no golpe e informar dados sensíveis, como número de contas ou senhas — o que pode acarretar grandes prejuízos posteriormente.

Claudia Silvano, chefe do Procon-PR, lembra que os golpistas utilizam técnica de engenharia social para induzir o cidadão a enviar dados confidenciais, o que acontece com facilidade e sem a vítima perceber. “A prática desses golpes está cada vez mais qualificada. Por isso, é fundamental que as pessoas desliguem o telefone ou interrompam diálogos por mensagens online e busquem diretamente as empresas ou bancos que alegam estar em contato para esclarecer qualquer dúvida”, reforçou.

Continua após a publicidade

Vale destacar que, embora a campanha #desligueotelefone tenha sido anunciada no Paraná, outras praças também apresentaram iniciativas semelhantes, como a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. E, como as dicas valem para todos, não precisam ficar restritas somente aos locais em que foram divulgadas,

Outras dicas de cuidados com golpes e sobre defesa e garantia dos direitos do consumidor podem ser conferidas em www.procon.pr.gov.br.