Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Surfshark!

Busca por VPN cresceu 426% no Brasil nas vésperas de bloqueio do X, diz NordVPN

Por  | 

Compartilhe:
Kelly Sikkema/Freepik
Kelly Sikkema/Freepik

A empresa de VPN e cibersegurança NordVPN registrou um aumento nas buscas por VPN no Brasil entre os dias 29 e 31 de agosto, próximos ao bloqueio do X (antigo Twitter) no país após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Alexandre de Moraes ordenou a suspensão da rede social em 30 de agosto e a medida começou a valer a partir do dia seguinte em todo o país, após a plataforma não nomear um representante legal por aqui.

De acordo com uma pesquisa publicada pela companhia, 46% dos brasileiros entrevistados usam algum serviço de VPN para proteger dispositivos e contas, e mais da metade desse grupo (52,4%) recorre a opções gratuitas. A pesquisa informa que 39% dos usuários de VPN assinam algum provedor pago, enquanto os outros 12,2% usam algum serviço corporativo para a função. A empresa não informou a quantidade de pessoas consultadas.

A chefe de relações públicas globais na Nord Security, Laura Tyrylyte, reforça que a alta na demanda não é incomum. “Sempre que um governo anuncia um aumento na vigilância, restrições de internet ou outros tipos de restrições, as pessoas recorrem a ferramentas de privacidade”, explica.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Multa para quem usar VPN

O uso de VPN ficou em alta desde os primeiros indícios de que a rede seria suspensa no Brasil — logo após a intimação do STF, as buscas pelo termo no Google intensificaram. A tecnologia permite acessar um servidor de outro país e contornar bloqueios geográficos, como se o provedor entendesse que o usuário não tenta acessar aquele site ou app pelo Brasil. 

Porém, a decisão oficial do STF trouxe um enorme balde de água fria em quem pretendia usar essa alternativa: a ordem prevê uma multa de R$ 50 mil por dia para qualquer pessoa ou empresa que tente usar algum método para acessar a rede no Brasil, incluindo uma VPN. O texto original ainda exigia a retirada de alguns apps do segmento da App Store e da Google Play Store, mas o trecho foi removido por Alexandre de Moraes pouco tempo depois.

O uso de VPN ainda é legal no Brasil, conforme advogados comentaram ao Canaltech. Porém, a atividade pode se tornar ilegal caso a pessoa use a tecnologia para acessar o X, como previsto na ordem judicial. 

Mais sobre o bloqueio do X: