Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasileiros são os que mais adiam atualizações de segurança na América Latina

Por| Editado por Claudio Yuge | 31 de Maio de 2021 às 18h20

Link copiado!

Divulgação/Kaspersky
Divulgação/Kaspersky

Embora sejam necessárias, atualizações de segurança nem sempre são a prioridade dos usuários — seja por não quererem interromper o trabalho ou pela tarefa ser considerada cansativa. Segundo uma pesquisa da Kaspersky, somente 42% realizam o processo assim que ela está disponível, o que resulta em muito aparelhos permanecendo suscetíveis a ataques de malware.

Através da campanha “Dor de Cabeça”, a empresa detectou que nosso país é o campeão entre aqueles que preferem adiar a instalação de novas versões de softwares. O Chile lidera a lista dos que mais fazem a atualização assim que ela está disponível (54%), seguido pela Argentina (52%), Peru (48%) e México (43%).

Continua após a publicidade

Dmitry Bestuzhev, diretor da Equipe de Pesquisa e Análise da Kaspersky na América Latina, reconhece que atualizações nem sempre surgem em momentos convenientes, mas reforça a importância delas. “Se o dispositivo não for atualizado por muito tempo, ele estará cada vez mais exposto a invasões. Os desenvolvedores corrigem estas vulnerabilidades com atualizações, mas se elas não forem instaladas pelas pessoas, o sistema permanecerá vulnerável”, afirmou.

Principais motivos para adiar uma atualização

  • 33% - Estar ocupado no trabalho;
  • 23% - Não querer interromper o uso do dispositivo;
  • 20% - Não querer fechar o programa/aplicativo utilizado.

Segundo a pesquisa revela, 71% dos brasileiros não enxergam os riscos envolvidos em adiar atualizações de segurança para seus dispositivos. Como brechas de segurança novas são descobertas a cada dia e criminosos possuem redes de compartilhamento de informações eficientes, isso significa correr riscos desnecessários que podem causar bastante prejuízo tanto no nível pessoal quanto ao seu trabalho.

Continua após a publicidade

Em outra análise conduzida pela Kaspersky, a empresa de segurança detectou que usuários comuns são o principal ponto de entrada para malwares chegarem a empresas. No momento em que o Home Office se torna mais necessário, manter aparelhos atualizados e proteções de segurança ativas é cada vez mais essencial para evitar ser vítima da ação de criminosos.