Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Surfshark!

BC notifica exposição de dados de 8 mil chaves Pix do BTG Pactual

Por  |  • 

Compartilhe:
Bruno De Blasi/Canaltech
Bruno De Blasi/Canaltech

O Banco Central do Brasil (BC) notificou uma exposição de dados relacionados a cerca de 8 mil chaves Pix de contas do BTG Pactual. O alerta foi emitido na noite desta terça-feira (15) e ressalta que não houve o vazamento de dados sigilosos, como senhas e dados transacionais. Os clientes atingidos serão comunicados pelo app ou internet banking da instituição financeira.

O aviso é voltado a um incidente ocorrido entre 23 de julho e 5 de agosto de 2024. Na ocasião, as seguintes informações vinculadas às chaves de transferência foram reveladas:

  • Nome do usuário;
  • CPF com máscara;
  • Instituição de relacionamento;
  • Agência;
  • Número;
  • Tipo de conta.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, reforça a autoridade monetária nacional.

Correntistas atingidos serão comunicados

Os clientes atingidos pela exposição serão notificados somente através do aplicativo ou internet banking da instituição financeira. O comunicado à imprensa reforça ainda que “nem o BC nem as instituições participantes” do Pix vão informar o ocorrido aos usuários afetados por apps de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.

“O BC informa que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”, conclui a nota.

O que diz o BTG Pactual?

Procurado pelo Canaltech, o BTG Pactual ressaltou que não houve "nenhuma invasão a nenhum sistema do banco" e que não foram expostos dados sensíveis. A seguir, confira o posicionamento do banco na íntegra:

O BTG Pactual esclarece que identificou consultas pontuais, a partir da utilização de números de CPFs obtidos fora do sistema do banco, que permitiram a visualização unicamente dos dados de agência e conta corrente vinculados a esses respectivos CPFs. Imediatamente o Banco restringiu o acesso a essas informações.

O BTG Pactual reforça que não houve nenhuma invasão a nenhum sistema do banco, e que não foram expostos dados sensíveis, como dados cadastrais, senhas e outros dados sigilosos. O BTG Pactual reforça, ainda, que a segurança das informações é prioridade e está disponível em caso de dúvidas em seus canais de atendimento.

Continua após a publicidade

Atualizado às 7h46 com o posicionamento do BTG Pactual.

.