Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bandidos esvaziam caixas eletrônicos com invasão física e acesso remoto

Por| Editado por Claudio Yuge | 29 de Julho de 2021 às 16h20

Link copiado!

Pixabay
Pixabay

Cerca de 230 mil euros (cerca de R$ 1,380 milhão na cotação atual) foram roubados de caixas eletrônicos na Europa por criminosos digitais. Os suspeitos foram presos após a ação pela polícia polonesa na capital Varsóvia em 17 de julho. Os bandidos são da Bielorrússia.

Segundo a Europol, que ajudou na investigação, dezenas de dispositivos em pelo menos sete diferentes países europeus foram atacados. Os criminosos sempre atacavam caixas eletrônicos da mesma fabricante e do mesmo modelo.

Forças policiais de seis países participaram da apuração ao lado da Europol. Os policiais eram da Polônia, da Alemanha, da Áustria, da Suíça, da República Tcheca e da Eslováquia.

Continua após a publicidade

Para ter acesso aos caixas eletrônicos, os bandidos faziam buracos ou derretiam partes das máquinas. Em seguida, conectavam a fiação manualmente a um laptop. Depois, enviavam comandos ao sistema para que os dispositivos dispensassem dinheiro.

Essa modalidade de crime não é nova. Só em 2021, vários caixas eletrônicos no Reino Unido passaram por ações semelhantes. Os EUA também já foram vítimas de ataques do mesmo tipo.

Fonte: Euronews