Bandidos esvaziam caixas eletrônicos com invasão física e acesso remoto

Bandidos esvaziam caixas eletrônicos com invasão física e acesso remoto

Por Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | 29 de Julho de 2021 às 16h20
Pixabay

Cerca de 230 mil euros (cerca de R$ 1,380 milhão na cotação atual) foram roubados de caixas eletrônicos na Europa por criminosos digitais. Os suspeitos foram presos após a ação pela polícia polonesa na capital Varsóvia em 17 de julho. Os bandidos são da Bielorrússia.

Segundo a Europol, que ajudou na investigação, dezenas de dispositivos em pelo menos sete diferentes países europeus foram atacados. Os criminosos sempre atacavam caixas eletrônicos da mesma fabricante e do mesmo modelo.

Forças policiais de seis países participaram da apuração ao lado da Europol. Os policiais eram da Polônia, da Alemanha, da Áustria, da Suíça, da República Tcheca e da Eslováquia.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Ferramentas usadas para alterar os caixas eletrônicos (Imagem: Divulgação/Europol)

Para ter acesso aos caixas eletrônicos, os bandidos faziam buracos ou derretiam partes das máquinas. Em seguida, conectavam a fiação manualmente a um laptop. Depois, enviavam comandos ao sistema para que os dispositivos dispensassem dinheiro.

Essa modalidade de crime não é nova. Só em 2021, vários caixas eletrônicos no Reino Unido passaram por ações semelhantes. Os EUA também já foram vítimas de ataques do mesmo tipo.

Fonte: Euronews

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.