Primeiro caixa eletrônico com 5G da América Latina já está operando no Brasil

Primeiro caixa eletrônico com 5G da América Latina já está operando no Brasil

Por Felipe Gugelmin | Editado por Claudio Yuge | 10 de Maio de 2021 às 14h40
TecBan

O primeiro caixa eletrônico compatível com 5G de toda América Latina já está funcionando no Brasil. Entre as funcionalidades que poderão ser ofertadas aos clientes graças ao 5G estão soluções de atendimento por videoconferência e a distribuição da tecnologia via hotspot Wi-Fi. Além disso, a maior disponibilidade de banda oferta também garante um tempo de resposta menor para todas as aplicações ativas no caixa.

A novidade faz parte de uma parceira entre TecBan, Claro, Embratel e Ericsson, que usam soluções corporativas disponibilizadas pela Embratel na unidade do Banco24Horas localizada em Alphaville, na região metropolitana de São Paulo, em um ambiente controlado.

Caixa Eletrônico 24 Horas com 5G
Imagem: Divulgação/TecBan

“As possibilidades são infinitas. Os Banco24Horas com 5G poderão se transformar em pontos de mídia digital com streaming de vídeo de alta qualidade, por exemplo”, explica Robert Baumgartner Junior, Diretor de TI e Telecom da TecBan. “Em termos de segurança, o advento permitirá o monitoramento de vídeo e vigilância dos pontos de autoatendimento em tempo real, com melhor qualidade de imagem para os operadores remotos. Será possível ainda, por meio da análise das imagens das câmeras de vídeo, avaliar a fila de pessoas, permitindo calcular o tempo de espera em um determinado terminal."

Com a chegada da quinta geração de internet móvel, todo o setor financeiro também vai se beneficiar do possível uso de tecnologias de realidade virtual embarcadas para auxiliar técnicos de campo, que lidam com a manutenção dos caixas eletrônicos, e para vigilantes de carros-fortes, que ganham mais segurança durante o transporte de valores e a recarga de terminais. A aplicação do 5G deve ter impacto direto na experiência de uso dos consumidores e em melhorias para negócios com funcionalidades adicionais e otimizações.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.